Cultura

BOCÃO VERMELHO É O MAKE DA ATUALIDADE E TÁ TODO MUNDO USANDO

vide
| 23/01/2012 às 19:00
Vermelho combina em todos tipos de lábios e os homens adoram
Foto: Ag News

Se o bocão vermelho não está entre as principais tendências de passarela, que pede batom nude ou puxando mais para o berinjela, na Bienal, as garotas apostam no tom e combinam com pele clara e apenas um pouco de máscara nos olhos. É a verdadeira tendência de rua, ou melhor, de corredores de um evento de moda. Há também alguns coral, rosa e berinjela.


O beauty artist Raul Melo, presente nos backstage de alguns desfiles da SPFW, dá algumas dicas para usar os batons de cores fortes para que durem mais tempo na boca ou para que contornem os lábios de forma a valorizá-los. Confira seus conselhos e depois veja a escolha das fashionistas:

- Um dos truques para que o batom dure muitas horas na boca de forma harmônica é passar corretivo e pó antes de aplicar o batom. "Esses produtos absorvem o batom fazendo com que ele fique mais tempo na boca."

- Outro truque é usar o lápis de boca para contornar e para preencher os lábios antes de passar o batom. "Mesmo se o batom sair, a cor se mantém."

- Para quem tem lábios desiguais, ele sugere apagar a região primeiro de forma a aumentar o menor e diminuir o maior, deixando a boca equilibrada.

- Quem tem boca muito larga deve apagar o cantos e desenhar o formato um pouco menor, sempre com traços para cima, que não deixam a expressão com ar de tristeza (cantos voltados para baixo).

- Para redesenhar a boca, principalmente as pequenas, ele sugere usar dois tipos de pincel: o de contorno primeiro e espalhar o batom com o pincel próprio para isso.



INVERNO
O inverno paulista que começou nas passarelas da Bienal, sob forte chuva de verão do lado de fora e alguns pingos na sala 3 (último andar), mostrou uma mulher que chega e acontece, com roupas brilhantes (sim, a forte tendência vista no Rio também aparece em Sampa), vestidos que modelam ou deixam transparecer partes do corpo, tudo em tecidos tecnológicos e quentinhos. Ressalta-se o veludo de seda, com dévoré ou não, e os tricôs. Para compensar a exuberância, o make é propositadamente básico, com certa ênfase, se tiver, no olhos.


Nos quatros desfiles desse primeiro dia, nada de exageros no rosto nem nos cabelos. O make chega apenas para valorizar a pele e ficar com cara de "não fiz quase nada no rosto hoje."

Em Animale, Max Weber colocou sombra marrom na pálbebra móvel e caprichou nos lápis pretos e nos cílios, inclusive com postiços embaixo e em cima. Para Tufi Duek, Daniel Hernandez colocou apenas um pouco de lápis preto por fora e branco dentro, para abrir os olhos, e leve rímel.

Na Cori, as modelos vinham sombra marrom no côncavo e uma linha de prata sobre os cílios. E na Osklen, cara de nada literalmente. Make apagado, como se as modelos tivessem levantado da cama. Em todos os looks, batom cor de boca e blush invisível. É para anotar e aprender o segredo da " maquiagem cara de nada". Depois é só caprichar - e brilhar - na roupa.

São Paulo Fashion Week
A SPFW é o evento de moda mais importante da América Latina e atrai diversas marcas nacionais renomadas e modelos internacionais, além, claro, de celebridades e fashionistas. A edição de inverno 2012, a 32ª do evento, acontece entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2012, no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Algumas grifes decidiram apresentar suas coleções em locais externos da cidade, como Cavalera, Neon, Reinaldo Lourenço e Pedro Lourenço.