Cultura

PROJETO TAMBOR CIDADÃO CAPACITA 120 JOVENS PARA MERCADO CULTURAL

| 20/01/2012 às 02:06
Um dos cursos oferecidos foi o de percussão
Foto: Divulgação
Mais de 120 jovens serão certificados neste domingo, 22, através do projeto Tambor Cidadão. A ação faz parte do Programa Jovens Baianos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com a Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum. O evento será a partir das 15 horas, no Largo do Pelourinho, durante o Festival de Artes e Música do Olodum Mirim “Femadumzinho”.

Os jovens foram capacitados em cursos de percussão, empreendedorismo cultural, informática cultural e formação de lideranças. “O objetivo, diz o coordenador do programa, Glauco Chalegre, é formar jovens para o mercado de trabalho e possibilitar sua atuação como mobilizadores sociais em suas comunidades de origem. Assim, por meio da prática da defesa dos direitos humanos, eles contribuirão para a melhoria da qualidade de vida de suas famílias e de seus vizinhos”.

As aulas duraram um ano e aconteceram sempre de segunda a sábado, nos turnos matutino e vespertino. Os alunos receberam uma bolsa auxílio de R$ 130 mensais, material didático e lanche.

Para a seleção, todos passaram por audições e fizeram redações, além de serem entrevistados e receberem visitas domiciliares para constatar se estavam dentro do perfil do programa. A faixa etária vai de 16 a 24 anos, todos são estudantes de escola pública e possuem renda familiar per capta de até meio salário minimo.