Cultura

JOGADOR DE BASQUETE AMERICANO FAZ VISITA SOCIAL EM SALVADOR

| 20/01/2012 às 20:00
O astro do basquete estará em Salvador por dois dias
Foto: Divulgação
Uma parceria entre o Consulado Americano no Brasil e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), trará para Salvador por dois dias (terça, 24, e quarta-feira) o grande jogador de basquete americano Kareem Abdul-Jabbar, embaixador cultural dos Estados Unidos. Na Bahia, a visita está sendo construída em conjunto com a Coordenação de Políticas de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

O Conselho Estadual de Juventude é o principal convidado da atividade mais importante da viagem: uma palestra com jovens e lideranças comunitárias nos bairros de Santa Cruz e Nordeste de Amaralina. A exposição acontecerá na terça-feira, às 10 horas, na Associação Educacional e Social Ágape.

O tema será “Esporte, educação, inclusão social e empoderamento da juventude: uma conversa com Kareem Abdul Jabbar”. O astro norte-americano falará sobre a importância da educação, respeito à diversidade, tolerância, autoconfiança e o uso do esporte como ferramenta de inclusão social. Também discutirá o papel desempenhado pelo esporte no movimento pelos Direitos Civis nos EUA.

Outro bairro incluído na programação é o Calabar, onde foi instalada a primeira Base Comunitária de Segurança (BCS) por meio do programa estadual Pacto Pela Vida (PPV). Lá o bate papo será com com os atletas do Projeto Basquete do Futuro. Após Salvador, Abdul-Jabbar seguirá para o Rio de Janeiro.

Criado no Harlem, bairro da periferia norte-americana, o ex-jogador recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, entre eles o Most Valuable Player Award da NBA (MVP), a mais alta distinção do basquete americano, por seis vezes.  No último dia 18, foi nomeado Embaixador Cultural pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. O Brasil é o primeiro visitado como embaixador.

Desde 1989 Abdul-Jabbar tem voltado seus esforços para iniciativas sociais, divulgando a história afroamericana e promovendo a igualdade social e a justiça racial, através de palestras. Nessas oportunidades utiliza sua história pessoal como referência. É também graduado em história pela University of California, Los Angeles (Universidade da Califórnia, Los Angeles).