Cultura

SEBRAE CAPACITA AMBULANTES E BAIANAS DE ACARAJÉ PARA FESTAS POPULARES

| 17/01/2012 às 20:49
Valdelice acha que o curso a ajudará a vender mais pasteis
Foto: Divulgação
Mais de 20 vendedores ambulantes e baianas de acarajé que trabalham no entorno do Museu du Ritmo, durante o Sarau du Brown, receberam orientações sobre boas práticas de higiene, manipulação de alimentos, além de aspectos legais do ordenamento e funcionamento ambulante nas ruas e consultoria em marketing, empreendedorismo e gestão.

O treinamento foi oferecido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA), em sua sede, nas Mercês, nessa segunda-feira, 16. De acordo com a coordenadora da Unidade Regional Salvador do órgão, Virgínia Guimarães “o principal objetivo da capacitação é integrar os trabalhadores à dinâmica geral da festa, para tornar o processo de trabalho mais harmonioso”.

Durante o curso os participantes foram estimulados também a pensar novas formas de interação com o público consumidor, seja através apresentação dos produtos comercializados, seja com a caracterização do espaço, da barraca e do próprio vendedor.

Noções de marketing

Pela manhã, eles assistiram à palestra da consultora em Marketing e Empreendedorismo do Sebrae Bahia, Marília Falcão. À tarde foram mostrados os programas SEI Vender e SEI Empreender, além de apresentações da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e da Secretaria de Serviços Públicos de Salvador (Sesp).

Valdelice Marques vende pasteis durante os shows. Apesar do sucesso no trabalho (comercializou todos suas peças no último Sarau ), aproveitou o tempo para se atualizar. “Valeu a pena ter vindo porque essa orientação vai me ajudar a crescer mais, vender mais e aumentar a minha renda”, conta.

Jane do Carmo também participou da capacitação e destacou o empreendedorismo: “Algumas coisas eu já sabia, como a questão da higiene, mas pude aprender mais sobre o atendimento ao cliente e fiquei mais informada em relação ao meu negócio”.

Uma equipe do Sebrae Bahia vai avaliar o progresso do trabalho com os ambulantes e, no último Sarau, em 25 de fevereiro, o vendedor a obter mais destaque será convidado por Carlinhos Brown para subir ao palco.

Festival de Verão e Copa 2014

O Sebrae promove outras capacitações para ambulantes. Segundo Bruno Brandão, consultor do Programa Sebrae 2014 “o principal objetivo é fazer os vendedores do entorno das grandes festas do verão de Salvador estarem capacitados e qualificados em gestão, empreendedorismo e estimulados a se formalizarem”.

Estão programadas para o primeiro trimestre de 2012 duas novas capacitações. Nesta quinta, 19, são esperados 60 trabalhadores cadastrados para o Festival de Verão Salvador, sendo obrigatória a participação do ambulante para confirmar sua vaga durante o evento. No dia 12 de março, começará um curso para mil ambulantes e 300 baianas de acarajé visando a Copa do Mundo 2014.