Cultura

SETE DUPLAS DE VIOLEIROS PARTICIPAM DE FESTIVAL EM CONCEIÇÃO DO COITÉ

vide
| 09/01/2012 às 11:02
Paraíba da Viola será um dos violeiros presentes em Coité
Foto: Clarissa Pacheco

No próximo domingo, 15, acontece a terceira edição do Festival de Violeiros Repentistas de Conceição do Coité. Coordenado por Paraíba da Viola, Davi Ferreira e Miudinho, e apresentado por Bule-Bule, o evento reúne sete duplas de violeiros repentistas e cordelistas no Centro Cultural Ana Rio de Araújo, a partir das 14h, com entrada franca.

As duplas selecionadas cantarão repentes em diversas modalidades, a exemplo de sextilha, quadra, mote de 7, mote de 10, beira mar, martelo agalopado, rojão, pernambucano e martelo  alagoano. As duplas receberão um troféu de participação e classificação, e terão publicadas suas obras em um folheto de cordel confeccionado pelo evento.


O encerramento do Festival contará com a apresentação do músico Júlio Caldas, com o show Momento Rural. Pesquisador da viola caipira, Júlio ministrará uma oficina de viola no dia do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.


Mesmo sendo de origem bastante remota e dotado de simplicidade, o cordel não deixou de dialogar com a atualidade e manteve sua característica principal: relatar os acontecimentos do cotidiano. Política internacional, ecologia, corrupção e até Internet já viraram temas de cordel. Diante de tantas inovações, os cordelistas tentam manter viva uma das tradições do cordel: a de homenagear seus antepassados.


Produzido pela Plataforma de Lançamento, o III Festival de Violeiros Repentistas de Conceição do Coité tem patrocínio do Fundo de Cultura, Secult e Governo da Bahia.



Paraíba da Viola


A direção artística do Festival ficou por conta de Paraíba da Viola, repentista autodidata que mantém a Banca dos Trovadores em Salvador, na Praça Cairu, ao lado do Mercado Modelo. Homenageado em dezembro de 2005 pela Fundação Gregório de Matos como Poeta Popular, Paraíba da Viola é o atual Presidente da Ordem Brasileira de Literatura de Cordel (OBLC).



Júlio Caldas - show Momento Rural


Tendo a viola caipira como principal atração, Júlio Caldas em Momento Rural não pode ser considerado um show de música regional. É um espetáculo de singular diversidade de ritmos, onde o mais nacional dos instrumentos de corda é mostrado em toda a sua potência sonora. Júlio Caldas apresenta o resultado de suas pesquisas com a viola caipira, onde explora suas múltiplas afinações e facetas, num repertório que passeia por blues, rock progressivo, música clássica e jazz, em releituras e composições próprias.



SERVIÇO:


O QUE: III Festival de Violeiros Repentistas de Conceição do Coité -BA

QUEM: Miguelzinho (Barrocas-Serrinha) Miudinho (C. Do Coité); Antônio Queiroz (Serrinha) e Davi Ferreira (Ichu); João Ramos (Feira de Santana) e Caboclinho (Feira de Santana); Antônio Maracujá (Riachão do Jacuípe) e Naldinho (Riachão do Jacuípe); Leandro Tranquilino (Lauro de Freitas) e Lavandeira (Valente); Bem-te-vi (C. Coité) e Passarinho (C. Coité); Bui Aboiador (Riachão de Jacuípe) e Bráulio Pinto (Serrinha).

QUANDO: 15 de janeiro de 2012 (domingo), a partir das 14h

ONDE: Centro Cultural Ana Rio de Araújo (Praça Dr. José Gonçalves, Conceição do Coité)

QUANTO: Grátis

Produção: Plataforma de Lançamento

Patrocínio: Fundo de Cultura, Secult, Governo da Bahia

Apoio: Prefeitura de Conceição do Coité, Rádio Sisal, Pousada São João

Informações: (75) 3262-3114