Cultura

REISADO DE VÃO VICENTE EM TIQUARUÇU DA FEIRA É A ATRAÇÃO DO DOMINGO

VIDE
| 08/01/2012 às 11:00
Reisado de São Vicente, em Tiquaruçu, Feira de Santana
Foto: SECOM

 QUEM prestigia pela primeira vez o Reisado de São Vicente e todas as atrações da Festa de Reis em Tiquaruçu, se encanta e retorna outras vezes". É com esta declaração que a aposentada Antônia Santos de Cerqueira, de 79 anos, descreve a festa. Filha do distrito, ela afirma que deixou o povoado de São Vicente ainda na adolescência para morar no Rio de Janeiro, onde reside há 62 anos.

"Faço questão de acompanhar os festejos todos os anos. Logo após a passagem do Natal e Ano Novo, abandono os cariocas e venho para Tiquaruçu participar da festa, que é linda de se ver. Neste período todo morando no Rio de Janeiro, apenas seis vezes não pude comparecer. O esforço, sem sombras de dúvida, vale à pena. O desfile é um verdadeiro espetáculo, por isso sempre trago filhos ou netos para prestigiarem também", conta.


A companheira fiel de dona Antônia todos os anos é a sua irmã Dalva Coutinho dos Santos, de 84 anos, que observa a importância de preservar as tradições de raízes. "A Festa de Reis mostra um pouco de nossa cultura popular. Ao participarmos, estamos ajudando a mantê-la viva e cada vez mais valorizada. Antes de morrer, nossa mãe nos pediu para participar todos os anos do reisado. Ela já sabia que isso não seria um sacrifício, e sim um grande prazer", revela.


 A mesma paixão e admiração pela Festa de Reis sente o cantor Alberto Cardoso de Jesus, 59 anos, que lutou para que os festejos deixassem de ser realizados nos clubes e fossem para as ruas do distrito. "A proposta era atrair um público maior, mas para isso a festa teria que romper as paredes dos clubes. Conseguimos alcançar este propósito em 1993 e, de lá pra cá, o evento tomou dimensões maiores. Por isso, já temos que pensar em outro espaço", avalia.


Neste domingo (08), além do tradicional reisado, haverá apresentações musicais com Sem Mais Nem Menos, O Bote, Simplicidade A Mais, Viola de Doze e Nenem do ACORDEON.

A primeira dama feirense e deputada estadual Graça Pimenta (PR) ressalta importância da festa.
 
"O reisado de Tiquaruçu já faz parte dos festejos populares de Feira de Santana e tem atraído milhares de pessoas a cada ano que passa, não só de outros distritos feirenses, como também de outras cidades. Parabenizo a organização da festa por mais uma edição e desejo sucesso", declara a parlamentar.