Cultura

TERNO DE REIS SAI ÀS RUAS DE PORTÃO NESTA SEXTA-FEIRA, A PARTIR DE 20H

vide
| 06/01/2012 às 12:28
Ternos de Reis em Portão, Lauro de Freitas
Foto: João Raimundo

O Terno de Reis anima as ruas do centro e de Portão nesta sexta-feira, a partir das 20h. Ao som do samba de roda, a festa relembra a visita dos três Reis  Magos ao Menino Jesus. O bumba-meu-boi e outros personagens fantasiados passam de porta em porta cativando o público e recolhendo dinheiro para a Feijoada do Boi, que acontece uma semana depois do Reisado.
 
"Enquanto tiver saúde quero manter viva esta tradição para que os jovens tenham uma infância recreativa, e os mais velhos voltem a ser criança. ‘Lembrar é reviver'", afirma Aidê Nascimento dos Anjos, 58 anos; dezoito à frente do Terno da Estrela Dalva, de Portão.  


Sinaldo Souza Pereira, presidente do Clube Ipitanga, há 7 anos vêm fazendo um trabalho de resgate cultural. Para ele, o Terno representa uma das mais importantes manifestações folclóricas do Estado. "Quando o ‘acorda vizinho' passa pela rua, atrai uma multidão de participantes e curiosos que transforma a noite da cidade numa grande brincadeira", descreve um dos organizadores do grupo, Júlio Brandão, conhecido como Careca. Dia 5 o cortejo sai do fim de linha do Centro até as redondezas da Avenida Brigadeiro Mario Ephingaus. No dia 6 o grupo se reúne no Pé do Oiti, na praça Martiniano Maia, faz um giro pelo centro, retorna pela Avenida Valdomiro Rodrigues e finaliza em frente à Igreja da praça da Matriz.

Já em Portão, a folia é comandada por Dona Aidê, que puxa o samba de roda no gogó. Ela conta que há mais de 40 anos a festa é celebrada na antiga Santo Amaro de Ipitanga. "Tudo começou com Dona Venú, que organizou o Terno da Estrela Dalva, trazendo personagens como o bumba-meu-boi, a burrinha, a ala das marisqueiras, pescadores e ciganas... essas fantasias marcaram muito minha infância", relembrou Aidê. O cortejo se reunirá dia 5, em frente ao condomínio Village, percorre algumas vias de Portão, passando pela rua Direta de Santo Antônio e encerra no mesmo local de partida.

.