Cultura

RUI REZENDE LANÇA LIVRO COM FOTOS SOBRE ARQUIPÉLAGO TINHARÉ DA BAHIA

vide
| 12/12/2011 às 11:26
Lançamento dia 15 próximo no Museu Náutico da Bahia, 18h
Foto: Rui Resende

Um livro de fotografias que exalta as belezas naturais e a cultura das vinte e seis ilhas que formam o Arquipélago de Tinharé, situado no Baixo Sul da Bahia, será lançado no próximo dia 15 de dezembro, a partir das 18 horas, no Museu Náutico da Bahia, Farol da Barra. A obra, intitulada "Encantos de Tinharé", é de autoria de Rui Rezende, fotógrafo baiano especializado em natureza.

O livro, que possui textos narrativos produzidos pela antropóloga Gal Meirelles, contou com o patrocínio do Grupo LM, por meio da Lei de Incentivos à Cultura, do Ministério da Cultura. Recentemente, Rui Rezende tem se dedicado a retratar belezas naturais de forma abstrata. Este trabalho tem sido muito apreciado pelo segmento de arquitetura e decoração. Maiores informações sobre o trabalho de Rui Rezende podem ser encontradas nos seguintes endereços: decorarcomfoto.com.br e fotosdachapada.com.


Em cada página de Encantos de Tinharé, percebe-se a busca da simplicidade para contar a história das localidades retratadas, bem como representações da interação entre homem, natureza e cultura. Pescadores, marisqueiras, catadores de piaçava, de caranguejo e de ostras, produtores de farinha de mandioca e artesanato são algumas das atividades de subsistência exercidas por este povo, que se deixou registrar em seu cotidiano.


É por meio da sensibilidade e precisão do olhar de Rui Rezende que descobrem-se praias recobertas por extensas áreas de coqueirais, a fauna, a flora, as pessoas, imensos vales e bosques de mangues que compõem o Arquipélago de Tinharé. O trabalho foi realizado ao longo de um ano, no qual o fotógrafo visitou todas as localidades que compõem o arquipélago. Entre elas estão Morro de São Paulo, Boipeba, Garapuá, Gamboa do Morro e Cairu.


As imagens de natureza também encantam. Rui Rezende, com seu olhar de menino do interior, consegue nos mostrar a beleza bucólica de um passarinho que repousa no lombo de um burro. Ele também nos surpreende por sua engenhosidade ao conseguir capturar o momento exato de uma mãe-passarinho alimentando os seus filhotes no ninho. Rui também nos mostra como dias acinzentados podem ser alegres. Basta apenas olhar para o céu e admirar um vibrante arco-íris.


TÉCNICA E ENCANTAMENTO - Os registros das manifestações da cultura popular e da religiosidade também estão presentes nessa obra. A sensação de presenciar a interposição entre dois mundos, o real e o dos deuses, ao nos deparamos com uma fotografia de oferenda a Oxum pode ser considerada como um encantamento de sorte. No entanto, para conseguir dar este efeito "encantado" às suas fotografias, Rui Rezende trabalha no desenvolvimento de sua técnica. "Todas as minhas fotografias são pautadas em técnicas. Eu faço o meu trabalho na medida da minha percepção e vou aprendendo com as experiências", completa.

A antropóloga Gal Meirelles relata o trabalho do amigo Rui Rezende. "As imagens aqui representadas mostram cores, saberes, belezas e movimentos impregnados de espontaneidade dos moradores, bem como a graça da paisagem de cada lugar", explica. Ela afirma que diversos caminhos foram percorridos para a composição desse projeto. "Atravessamos mar, terra e ar sob vários ângulos e possibilidades. O livro que lhes chega às mãos, concretiza-se, principalmente, pelo empenho e colaboração das gentes retratadas e de outras muitas que se mantiveram nos arredores", finaliza Gal.


BIOGRAFIA DE RUI REZENDE, FOTÓGRAFO DE NATUREZA

Natural de Amargosa, Rui Rezende iniciou sua carreira como autônomo. Sua primeira exposição fotográfica foi em 23 de setembro de 1999 e teve como tema a primavera. Este trabalho já revelava sua futura trajetória como fotógrafo de natureza. Autodidata, por opção, Rui fotografou casamentos, aniversários, fotos para books e publicidade, dentre outros.

Em 2003, foi morar em Iramaia, na Chapada Diamantina, quando passou a se aprofundar mais na fotografia de natureza. De lá, partiu em expedições para registrar imagens de toda a região. Rui também fotografou por boa parte do Brasil e América do Sul.  Registrou, por meio de fotos aéreas, as belezas naturais e o avanço do desmatamento em trabalhos de cunho ambientalista. Sob esta vertente, produziu imagens para a rede de ONGs Mata Atlântica, que foram expostas na conferência Internacional Rio+10, em Johannesburgo, África do Sul.


Também produziu fotos e utilizou parte de seu acervo para realizar exposições itinerantes em parceria com as ONGs Gambá e Centro Sapucaia, ambas em áreas de preservação ambiental, além de ter realizado dezenas de exposições. O apuro de seu trabalho o faz registrar as imagens sem passar por processos de manipulação digital, utilizando apenas correções de cor e densidade para chegar ao resultado final.


SERVIÇO

LANÇAMENTO DO LIVRO "ENCANTOS DE TINHARÉ"

Data: 15/12/2011

Horário: 18 horas

Local: Café do Museu Náutico da Bahia, Farol da Barra (Largo do Farol da Barra, s/nº - Forte de Santo Antônio da Barra). Tel.: 3264-3296.

Entrada franca para o lançamento do livro!

Preço do livro: R$ 100,00