Cultura

ESCOLA AMBIENTAL DE FRED DANTAS: ONDE BICHOS E PLANTAS VIVEM EM PAZ

vide
| 10/12/2011 às 20:15
Professoras Patrícia Souza, Mel Lopes e a diretora Gláucia Leite
Foto: BJÁ
  A Escola Ambiental idealizada pelo maestro Fred Dantas em Barra do Pojuca é mantida pela Prefeitura Municipal de Camaçari e conta com 180 alunos, de 4 a 12 anos, desta comunidade que fica do lado oposto de Itacimirim, quase à beira mar, separada pela Estrada do Coco.

   Comunidade pobre e que vive, basicamente, de serviços, da pesca, da cultura da agricultura familiar, do artesanato e outros serviços.

  As professoras Patrícia Souza de Lima e Mel Lopes, que são contratadas pela Prefeitura e residem na comunidade (a escola dista cerca de 4 km do centro comercial de Barra do Pojuca) disseram ao BJÁ que é um trabalho gratificante e ao mesmo tempo exaustivo, pois envolve além das atividades pedagógicas normais, atividades extra-curriculares em artesanato, meio ambiente e assim por diante.

  "Aqui o aluno tem noção da terra onde ele vive e precisa preservar esse pedaço da Mata Atlântica de restinga" diz Mel mostrando algumas peças de artesanato produzidos pelos alunos com materiais retirado da mata e de objetos recicláveis.

   A diretora da Escola, professora Glaucia Leite diz que o trabalho é intenso e permanente, "não se para momento algum durante todo dia".

  Cabe ao maestro Fred Dantas ensinar música e cidadania ao mesmo tempo. Fred é um entusiasta envolvido com o projeto dos pés a cabeça, e comenta na publicação "Bichos e Plantas" que a escola existe há 10 anos e são mais 5 anos do Projeto Ágata Esmeralda.

  "Nós, da Escola Ambiental somos o testemunho que, ao ajudar os pequenos seres humanos sob nossa responsabilidade, o Ágata Esmeralda acabou por tornar possível existir esse lugar onde os bichos e plantas podem viver em paz", adiciona.

   A integração impressiona mesmo num dia como foi o sábado comermativo do natal da solidariedade no local. As pequenas Émile, Iasmin e Tâmara entre 8 e 9 anos desenhavam embaixo de uma árvore, pintadas de gatinhas e vendo os pássaros cantando aos seus redores.(TF)