Cultura

SETRE LANÇA "A ARTE DA BOA MESA" NA VISÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS

vide
| 05/12/2011 às 13:01

Deusdete, Ednália, Genilde, Edneusa e Francisca. O que essas mulheres têm em comum não é o sobrenome e tampouco laços familiares. Elas são trabalhadoras domésticas e co-autoras do livro de receitas A Arte da Boa Mesa, que o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) está lançando nesta quarta-feira (dia 07), às 10h30, na unidade central do SineBahia, Avenida ACM, Edifício Torres do Iguatemi, Salvador.


"A publicação de A Arte da Boa Mesa é motivo de alegria para Setre. As 20 mulheres que assinam as 52 receitas mostram o dom da arte de cozinhar, esta valiosa profissão que é fonte de sustento de milhares de baianos", destaca o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos.


A proposta da publicação - de distribuição gratuita restrita - é registrar a experiência acumulada por essas profissionais, cadastradas no SineBahia Atendimento ao Trabalhador Autônomo, um serviço de intermediação de mão-de-obra voltado para os que atuam como diaristas. Antes, o serviço era conhecido como Patra (Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo).


Este serviço de intermediação para o trabalho funciona há exatos 30 anos completados em setembro deste ano. Para o secretário Nilton Vasconcelos, o livro A Arte da Boa Mesa é uma adição à soma das ações já desenvolvidas pelo Governo da Bahia para qualificar e esclarecer os direitos dessa categoria, que comemora a aprovação da Convenção 189 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que visa assegurar direitos fundamentais para esses trabalhadores.


"Hoje, no Brasil, estima-se mais de 7 milhões de trabalhadores domésticos, dos quais cerca de 95% seriam mulheres e a maioria negra. A organização do livro A Arte da Boa Mesa, é parte do desafio permanente da Agenda Bahia do Trabalho Decente que a Setre coordena em todo Estado, com a construção e consideração de iniciativas que promovam a valorização do trabalho domestico", destaca Nilton Vasconcelos.


Ainda segundo o secretário estadual do Trabalho, ao garantir ao trabalhador doméstico mais dignidade e respeito, "estamos todos, governo e sociedade, contribuindo para construção de uma relação de trabalho verdadeiramente decente".



Box


O serviço SineBahia Atendimento ao Trabalhador Autônomo possui um cadastro de 37 mil clientes, que contam com os mais variados serviços executados por mais de 700 profissionais registrados. São cozinheiras, passadeiras, eletricistas encanadores, piscineiros, jardineiros, pintores, marceneiros, dentre outros profissionais que solucionam, de forma rápida e segura, problemas domésticos e cotidianos.


Seu funcionamento é simples e ágil. Os trabalhadores autônomos interessados fazem o seu cadastro no serviço que intermedia a demanda da clientela e ainda contribui na formação da própria carteira dos clientes. O governo do Estado oferece, gratuitamente, aos profissionais, ações de qualificação para aperfeiçoar a capacidade técnica e comportamental com informações sobre saúde e segurança no trabalho, uso de produtos e equipamentos na realização de suas tarefas e questões previdenciárias.