Cultura

MARIGHELLA SERÁ EXIBIDO NA ABERTURA DO CACHOEIRA DOC NA QUARTA-FEIRA

vide
| 05/12/2011 às 11:22

"Marighella", filme documentário de Isa Grinspum Ferraz, será exibido ao ar livre em Cachoeira, na abertura do Cachoeira Doc na próxima quarta-feira, 7 de dezembro. O líder comunista faria 100 anos hoje (5) se estivesse vivo. A exibição do filme em Cachoeira , no Largo D'Ajuda, às 19h30min, contará com a presença da diretora e de familiares de Marighella.


Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre 1930 e 1969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar. Comunista, estrategista político, guerrilheiro, foi vítima de prisões e tortura. É autor do mundialmente traduzido "Manual do Guerrilheiro Urbano". Para além da dimensão da luta política, o filme procura responder à pergunta: quem foi esse homem, mulato baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol, cujo nome foi por décadas impublicável? Dirigido por sua sobrinha, Marighella constrói afetivamente a história deste homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e transformá-lo através de sua ação.

O Cachoeira Doc é um dos poucos festivais de cinema brasileiro dedicado exclusivamente ao documentário. Nesta segunda edição do evento, realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), serão exibidos cerca de 30 filmes produzidos nos últimos dois anos. Além disso, ofertará um Ciclo de Conferências, a Mostra Agnès Varda, a Mostra de Documentários Experimentais e as Sessões Especiais.


Os organizadores do Cachoeira Doc anunciam uma sessão especial no encerramento do evento, dia 11 de dezembro, também no Largo D'Ajuda, quando acontecerá a premiação da Mostra Competitiva e uma intervenção artística na fachada das casas e igreja acompanhada de música. A proposta é criar uma performance visual com o filme "O Homem com a Câmera", do cineasta russo Dziga Vertov e com fragmentos de vídeos realizados por alunos do curso de Cinema e Audiovisual.


"Ser Tão Cinzento", de Henrique Dantas é o filme de abertura da Mostra Competitiva Nacional, na quinta-feira (8), às 14h30min, no Auditório da UFRB. É um filme sobre um filme e um cineasta baiano, Olney São Paulo e o seu "Manhã Cinzenta", uma das mais belas e contundentes obras cinematográficas produzidas no Brasil, que levou à prisão e morte do cineasta.

Programação completa e mais informações: http://cachoeiradoc.com.br/