Cultura

PLANALTINO PROMOVE "PALAVRA DE POETA" COM RECITAL EM PRAÇA PÚBLICA

vide
| 04/12/2011 às 19:28
Que maravilha! Palavra de Poeta numa pequena cidade do interior da Bahia
Foto: SEC EDC
Planaltino viveu uma grandiosa noite cultural nesta última sexta-feira (02/12). A Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Cultura, realizou em parceria com o Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, a 3ª Edição do Projeto "Palavra de Poeta".

O projeto que tem como objetivo incentivar a prática da leitura e escrita, além de fomentar a formação de grupos de recitais e promover o encontro de poetas com os leitores, contou com a presença do Poeta José Inácio Vieira de Melo, que lançou o livro "os 50 Poemas Escolhidos Pelo Autor".

Alagoano de Olhos d´Água do Pai Mané, povoado de Dois Riachos, nascido em 1968, está radicado na Bahia desde 1988. Publicou os livros Código do Silêncio (2000), Decifração de Abismos (2002) e a Terceira Romaria (2005). Organizou Concerto Lírico a quinze vozes - uma coletânea de novos poetas da Bahia (2004). É Jornalista e coeditor de Iararana, revista de arte, crítica e literária.   Jack, Zene Almeida e Gabriel  Estudantes, professores, pais, mães e membros da comunidade prestigiaram o evento


O evento teve início com as apresentações musicas de Manoel da Viola e Zene Almeida, que recepcionaram o grande público presente. Logo após, o Grupo de Recital "Renascer", encantou toda a plateia e principalmente o poeta José Inácio, recitando diversos poemas do seu novo livro.

"Ontem, em Planaltino, fui agraciado com um recital que me causou uma grande comoção. Foi um momento do Glória! Pude perceber o quanto a poesia, essa coisa inútil, é útil e importante para a vida das pessoas. Posso dizer que sou um poeta de muita sorte e agradeço, com ternura, aos integrantes do Grupo Renascer pelo extraordinário presente que me deram, agradeço à toda comunidade da singela e bela cidade Planaltino.

Um momento especial, entre tantos que aconteceram, foi quando Ari recitou meu poema Bodas de Sangue, dedicado a Cristina Hoyos", pontua o poeta José Inácio. Em seguida, o Poeta participou do momento "Palavra de Poeta", sendo entrevistado pelo também poeta e diretor do Grupo de Recital Concriz de Maracás, Prof. Vitor e pelo Diretor de Cultura de Planaltino, Prof. Edivaldo Gonçalves. O Poeta Inácio falou sobre sua trajetória de vida ressaltando os motivos da escolha pela poesia. Também fez um histórico de sua relação com Planaltino e destacou a felicidade em ver o momento de desenvolvimento em que passa o município.  Poeta José Inácio recebe certificado de participação das mãos do Secretário de Educação Renê Silva


O Diretor de Cultura, Edivaldo Gonçalves, aproveito a presença do poeta para realizar a certificação para todos os parceiros do Projeto "Palavra de Poeta". Além do Poeta José Inácio, foram certificados a Banda Ellos de Louvor, Grupos Renascer e Flor de Mandacaru,  Colégio Municipal Isaura Couto da Silva; Escolas Municipais Clemente Mariani e Castelo Branco, Comunicadora Naara Luz, Músicos Manoel da Viola e Zene Almeida. A primeira edição do Projeto contou com a presença do poeta  Salgado Maranhão. A segunda com o Poeta Lima Trindade e o Cordelista Professor Cloves. Todas as Edições contaram com a articulação dos poetas José Inácio Vieira de Melo e Edmar Vieira. (Sec Educação de Planaltino)