Cultura

ALAGOINHAS ABRE GALERIA DE ARTE MÁRIO CRAVO JR NA ESTAÇÃO S. FRANCISCO

vide
| 03/12/2011 às 11:28
Mário Cravo Jr recebe homenagem em Alagoinhas
Foto: AA

Na noite da última quinta-feira, 1º, o prefeito de Alagoinhas Paulo Cezar participou de coquetel de inauguração da Galeria de Arte na Estação, batizada como Galeria de Artes Visuais Mário Cravo Junior. A inauguração antecedeu as comemorações dos 131 anos da Estação Férrea São Francisco, celebrado em 02 de dezembro, e contou com a participação de Isabela Cravo, representando a Fundação Mário Cravo, autoridades políticas, empresários, artistas locais e convidados.

Escultor reconhecido internacionalmente, Mário Cravo Júnior é o maior expoente da modernidade baiana dos anos 40 e 50. Nascido em Salvador em 13 de abril de 1923, passou grande parte de sua infância e adolescência, em Alagoinhas. O artista recebeu em 2010 o título de cidadania da cidade como parte do resgate histórico e cultural promovido pelo Governo do prefeito Paulo Cezar.

"Com a comemoração dos 131 anos da estação, achamos que valeria a pena fazermos uma repaginação no local onde hoje funciona o Centro de Documentação e Memória de Alagoinhas, criando um espaço próprio para as artes visuais, onde serão expostas e comercializadas as obras dos artistas locais", explicou a historiadora Iraci Gama idealizadora do projeto e Presidente da Fundação que leva seu nome.


Na ocasião estiveram à mostra, obras de artistas consagrados como as do homenageado, Lithosilva, Márcia Almeida, Diana Lopes, Floriano, Dededo, Antônio Lins, Dórea e Cristiano Assis. Antecipando a inauguração da  sala de projeção que  levará o nome do precursor do cinema na Bahia, Alexandre Robato, foram exibidos os filmes O Exu Iluminado, do cineasta Alagoinhense  Péricles Palmeira, que narra a história do mestre Mário Cravo, e LINDEIRAS, do Cineasta Baiano Bruno Saphira,  que mostra um pouco do que restou das Estações  de trem do interior do sertão, a partir de Alagoinhas até Juazeiro.Em continuidade às comemorações, na manhã de sexta feira, 02, a Galeria foi aberta para exposição ao público, após uma solenidade na qual participaram representantes do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural - IPAC e autoridades locais.