Cultura

PROJETO BARRACÃO NEGRAS FASHION APRESENTA SUA NOVA COLEÇÃO, DIA 19

vide
| 15/11/2011 às 15:02

Em sua segunda edição, o Projeto Barracão Negras Fashion apresenta, no próximo dia 19, a sua mais nova coleção, destacando roupas e adereços típicos das religiões de matrizes africanas, produzidas pela Associação dos Terreiros de Candomblé de Águas Claras, Cajazeiras e Adjacências Pássaros das Águas. O desfile das novas peças será realizado no Terreiro Ilê T'Omin Kiosese Ayô, em Cajazeiras 11, reunindo crianças, jovens mulheres negras e toda a comunidade e povo de santo do bairro e região.



 O projeto Barracão Negras Fashion consiste na confecção e desfile de trajes e acessórios das religiões de matrizes africanas produzidas por ialóxiras e mulheres que têm o candomblé como religião. Foi criado em 2010, pela Associação de Terreiros de Candomblé Pássaros das Águas, com o objetivo de fortalecer a identidade cultural afro descendente e integrar o povo de santo, em especial da região de Cajazeiras que reúne mais de 500 terreiros de candomblé.



O lançamento da peças acontece sempre no mês de novembro como um protesto contra a pouca participação das mulheres negras nos espaços de moda e beleza e, principalmente, contra o preconceito com as religiões de matrizes africanas e o povo de santo. Por isso, sua principal missão é incentivar o povo negro à aceitação da diversidade racial, ao reconhecimento das suas heranças culturais e à valorização deste legado. O projeto acontece em três etapas: lançamento da coleção; feira de artesanatos, produtos e pratos típicos da cultura afro; e, por último, o desfile das roupas em local público.



A iniciativa é uma das principais ações da Associação dos Terreiros de Candomblé Pássaros das Águas, que completou em 2011 dois anos de existência. Outra importante ação encabeçada pela associação é a luta pela preservação e tombamento da Pedra de Xangô, marco de resistência do povo negro. A pedra está localizada na área do antigo Quilombo Buraco do Tatu, constituído no século XVIII, que reunia as regiões de Itapuã, Praia do Flamengo, Alameda da Praia, Mussurunga e Cajazeiras.



Além dessas ações, outras também são realizadas pela associação, como as palestras nas escolas públicas do bairro e região sobre a cultura afro descendente e a promoção de programas de qualificação profissional e capacitação de técnicas produtivas para a geração de emprego e renda na comunidade.