Cultura

CANAL BRASIL MOSTRA FILMES DE ROBERTO PIRES 10 ANOS APÓS SUA MORTE

VIDE
| 14/11/2011 às 11:27

Entre os dias 15 e 24 de novembro, o Canal Brasil estará exibindo filmes de Roberto Pires na mostra 10 Anos sem Roberto Pires. A homenagem marca os dez anos da morte do cineasta, falecido em 28 de junho de 2001. Durante seis dias, seis filmes de Pires farão parte da programação da emissora, sempre às 18h30.

Abrindo a mostra, será veiculado o documentário O Artesão de Sonhos, produzido por Petrus Pires, filho do cineasta, e Paulo Hermida. A seleção inclui o primeiro longa-metragem gravado na Bahia, Redenção, de autoria de Pires. A Grande Feira, filmado em 1961 na feira de Água de Meninos, e Tocaia no Asfalto, também serão veiculados, nos dias 16 e 17 de novembro, respectivamente.

Na semana seguinte, o público poderá conferir Máscara da Traição, thriller de 1969, que será exibido no dia 22 de novembro. Para fechar a programação, os dias 23 e 24/11 serão dedicados à fase nuclear do cineasta, com a veiculação de Abrigo Nuclear e Césio 137, o Pesadelo de Goiânia.

Restauração - Os filmes de Roberto Pires estão em processo de restauração, a partir de uma iniciativa de seu filho, Petrus, que em 2011 fundou o Instituto Memória Roberto Pires e já relançou Redenção. Este ano, já foram aprovados os projetos de restauração de A Grande Feira e Tocaia no Asfalto, duas obras da primeira fase da carreira de Roberto Pires. Os três longas devem ser lançados em um box comemorativo no primeiro semestre de 2012. "A intenção do Instituto é restaurar todos os filmes de meu pai, além de cuidar das obras de outros cineastas baianos que não recebem o devido cuidado", explica.