Cultura

MÍMICA CORPORAL DRAMÁTICA TOMA A CENA NOS ESPETÁCULOS EM SALVADOR

veja
| 10/11/2011 às 09:24
George Mascarenhas e Débora Moreira, em Alegria de Viver
Foto: D9

O que há em comum entre os espetáculos Policarpo Quaresma (dirigido por Luiz Marfuz), Carne fraca (Fernando Guerreiro) e Alegria de viver (George Mascarenhas e Deborah Moreira)? As montagens utilizam a Mímica Corporal Dramática na preparação de atores. A técnica, desenvolvida há 60 anos por Etienne Decroux, é inspirada e construída em princípios dramáticos transpostos para a corporalidade. Quem assistiu Cuida bem de mim, de Marfuz, pode conferir os reflexos de uma peça baseada neste conceito de se movimentar em cena.


Para o diretor teatral Fernando Guerreiro, a Mímica Corporal Dramática é "um divisor de águas na estética do teatro baiano". Como ainda é uma técnica considerada nova, poucos são os profissionais que a dominam. Em Salvador, muitos artistas têm experimentado a técnica com os atores e mímicos George Mascarenhas e Deborah Moreira.


George Mascarenhas tem realizado o ensino da mímica corporal dramática, com pesquisa e criação artísticas desde 1998 (momento de seu regresso ao Brasil vindo da École de Mime Corporel Dramatique, em Londres). Em 2004, Deborah Moreira foi diplomada no Brasil, por George Mascarenhas e Nadja Turenko, com o aval de Steven Wasson e Corinne Soum da École de Mime Corporal Dramatique de Londres.


Em cartaz - George e Deborah contracenam em Alegria de viver, montagem com texto da atriz e direção do ator, indicada ao Prêmio Braskem 2010 nas categorias melhor texto e melhor ator, e que desde a estreia em 2009 cumpriu temporadas na capital baiana e em cidades do interior do estado. Em São Paulo, o espetáculo foi atração da Mostra de Mímica Contemporânea 2011. Atualmente a peça teatral cumpre nova temporada em Salvador, no Teatro Sesi - Rio Vermelho.  


O mais novo projeto cênico a contar com a técnica para o treinamento de elenco será Meu nome é mentira, próximo espetáculo do diretor Luiz Marfuz, com formandos da Escola de Teatro da Ufba e estreia para o dia 17 de novembro, no Teatro Martim Gonçalves. Deborah Moreira é responsável pelo desenvolvimento da Mímica Corporal Dramática da montagem.


George Mascarenhas e Deborah Moreira ensinam a técnica através do Projeto Viva Mímica, realizado anualmente, e também oferecem oficinas e conferências, atividades de difusão da técnica, formação artística, preparação de elencos para teatro e vídeo, além de coordenarem a Revista Mimus, uma publicação gratuita disponível na internet, com artigos e entrevistas sobre mímica e teatro físico.



SERVIÇO:

Alegria de Viver

Quando: de 4 de novembro (próxima sexta-feira) a 16 de dezembro. Sextas, às 20h.

Onde: Teatro SESI Rio Vermelho - Rua Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho.

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)