Cultura

´BAHIAGÁS FAZ AÇÃO CULTURAL E POLÍTICA COM FILME CAPITÃES DA AREIA

VIDE
| 05/11/2011 às 22:09
O filme Capitães da Areia terá duas sessões especiais no Sul da Bahia, promovidas pela Bahiagás para convidados de Itabuna e Ilhéus. Autoridades, jornalistas, personalidades da região e outros, terão a companhia da neta de Jorge Amado e diretora do filme, Cecília Amado, de Bruno Stroppiana, da Lagoa Cultural e Esportiva Ltda, produtora do filme, dos atores que fazem os protagonistas Pedro Bala, Professor e Dora, e do diretor-presidente da Bahiagás Davidson Magalhães, que será o anfitrião.  Os eventos contam com a parceria do Centro Cultural Adonias Filho, em Itabuna, e da Fundação Cultural de Ilhéus. A sessão de Itabuna será realizada no dia 7, segunda-feira, às 19h, no Centro Cultural Adonias Filho, onde haverá antes da exibição uma pausa para as entrevistas. Em Ilhéus, o evento ocorrerá no dia 8 (terça), às 19h, no Teatro Municipal, e será realizada coletiva para a Imprensa local, às 11h do mesmo dia, na Casa de Jorge Amado.

A Bahiagás é uma das empresas patrocinadoras do filme e além da exibição estará promovendo a visita da neta do escritor na terra de Jorge Amado: Itabuna onde ele nasceu, e Ilhéus, onde viveu por vários anos. A iniciativa da Companhia faz parte do seu compromisso de promover o resgate e a valorização da cultura baiana investindo em projetos que impulsionem o Estado, como ressalta o diretor-presidente Davidson Magalhães. Ele explica que a Bahiagás, "além do seu compromisso com o desenvolvimento econômico do Estado leva em consideração as responsabilidades sociais, ambientais e dentre essas, o compromisso com o resgate e o incentivo da nossa cultura".

A diretora do filme Cecília Amado fez muitos elogios à participação da Bahiagás que segundo ela deu um voto de confiança fantástico ao acolher o projeto. Ela destaca que com essa ação a Companhia está ajudando a levar a cultura da Bahia para o mundo e para todo o Brasil.
O livro de Jorge Amado é um "best-seller", com mais de 5 milhões de exemplares vendidos, sendo 600 mil só nos últimos dois anos. O filme começa agora sua trajetória, como parte das comemorações dos 100 anos de nascimento do escritor, que serão desenvolvidas até agosto de 2012. A trilha sonora é de

Carlinhos Brown e a direção de fotografia leva a assinatura de Guy Gonçalves. O mote da história é a liberdade em contraponto ao abandono. Trata da infância carente, drama atual em todo o Brasil, que é abordado com uma visão universal trazendo a tona questões como superação, amizade e lealdade. Mais informações sobre o filme, fotos e trailer estão no site oficial www.capitaesdaareia.com.br.