Cultura

CONCURSO NACIONAL PARA REQUALIFICAÇÃO LARGOS NO PELÔ SERÁ LANÇADO HOJE

VIDE
| 03/11/2011 às 09:28

Arquitetos de todo o país podem ajudar na recuperação das praças do Pelourinho, área considerada como o coração do Centro Histórico de Salvador (CHS). O Concurso Nacional de Ideias para Requalificação de Largos do Pelourinho será lançado nesta quinta-feira (3), às 10h, no salão principal do Palácio Rio Branco, na Praça Municipal, pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Bahia (IAB-BA).

A ideia é buscar, dentre os projetos inscritos, um que melhor atenda à população e comerciantes do local, bem como aos visitantes, por meio da implantação de um conjunto de operações que tragam melhorias aos espaços livres. A proposta vencedora será contratada pela Secult/IPAC para ser desenvolvida em nível de projeto executivo.

O concurso da Secult/Ipac integra as ações que o Governo da Bahia tem viabilizado na área do CHS, coordenadas pelo Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, instância tripartite que reúne secretarias e órgãos municipais, estaduais e federais, além de convênio com a UNESCO.

Homenagens

Os largos que serão reformados passaram a existir na década de 1990 - quando ocorreu a recuperação do CHS - a partir de antigos quintais do casario dos séculos 18, 19 e 20. Esses espaços são utilizados para apresentações musicais, peças de teatro, feiras de artesanato e até exibição de filmes. Eles ganharam os nomes de Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D'Água como forma de homenagem ao escritor baiano Jorge Amado (1912-2001).

Da intervenção feita pelos gestores da época, dentro do Programa de Recuperação do CHS, surgiram "miolos" de quadras com nomes que reverenciam o escritor baiano Jorge Amado, através de personagens dos seus livros e identificados através de placas em azulejo com desenhos do artista plástico Carybé e produzidos pelo azulejista e colecionador Udo Knoff. Assim, ambas personalidades estão sendo homenageadas pelo governo estadual integrando a programação comemorativa pelos 100 anos de nascimento de Carybé (2011) e Jorge Amado (2012).