Cultura

EXPOSIÇÃO NA GALERIA ACBEU REVELA NOVOS PINTORES, POR LIGIA AGUIAR

veja
| 19/10/2011 às 09:49
Mostra "Pintura Nova" fica na Galeria ACBEU até dia 29 de outubro
Foto: DIV
  Em cartaz na Galeria ACBEU, na Vitória, a exposição "Pintura Nova". A mostra fica em cartaz até o dia 29 de outubro.


  O curador Justino Marinho, reuniu a nova geração de artistas baianos na Galeria ACBEU, com a exposição "Pintura Nova": Álvaro Machado, Amanda Nahu e Izalog, May AkaHappyDownlady, Andrés Rúbio, Fabio Magalhães, Igor Souza, Mike Sam Chagas e Naara.


  Na curadoria, Justino Marinho, também artista e crítico de arte, definiu que os trabalhos fossem realizados na técnica pintura, inéditos e recentes. No mais, os deixou à vontade quanto ao tema e ao formato das obras.


  O resultado são nove pinturas em grandes formatos, em vários suportes desde telas a pintura realizada diretamente na parede, da artista Andrea May que também assina HappyDownlady.


  Cada um com seu estilo e tema, uns figurativos como Naara, Mike Sam, Amanda Nahu e Izalog; outros abstratos, Andrés Rubio, Igor Souza e Álvaro Machado; surrealista pop, como HumanAnimals de Andrea May, e hiper-realista, como Fábio Magalhães.


  O curador procurou juntar artistas com estilos e interesses diversificados, mas uma coerência estética permeia toda mostra.


  Justino é um artista que "olha para os lados", sempre preocupado com a renovação da arte baiana. Vem promovendo uma série de eventos com o intuito de dar visibilidade a jovens artistas baianos.


  Na mesma ACBEU, no ano passado, realizou a mostra "Desenho Novo" em que reuniu inúmeros artistas da nova geração, dedicados ao desenho como objetivo final.


   Ele afirma que o seu interesse maior é tornar os novos valores mais conhecidos, principalmente pelos galeristas e colecionadores, mostrar o que se faz de novo por aqui, dentro das várias linguagens artísticas, como o desenho, pintura e escultura.


   A galeria ACBEU sempre esteve preocupada em apoiar novos talentos, tanto assim que por lá já passaram centenas de artistas, o próprio Justino realizou, em 1976, a sua primeira mostra individual, na instituição.


   A escolha dos artistas foi realizada através do conhecimento de Justino Marinho com o mundo das artes baianas, já que há mais de 40 anos atua na área.

   Foi um dos responsáveis pela implantação do projeto de Salões Regionais no início dos anos 1990, além de ter trabalhado como crítico de arte para o Jornal da Bahia e depois para o Jornal Correio da Bahia.


   Escreveu, também, matérias críticas para as revistas Guia Das Artes e Galeria, ambas editadas em São Paulo, nos anos 1980.


   Marinho ressalta que a exposição reúne apenas alguns poucos artistas em virtude do pequeno espaço da Galeria e dos recursos disponíveis para execução de um evento desse porte.


   Para ele, o ideal seria expor mais artistas e uma quantidade maior de obras. A gama de jovens que, atualmente, trabalham em Salvador é bastante expressiva, não só em termos de quantidade quanto em qualidade.


  Mas o curador lamenta que a não existência de salões ou outros tipos de eventos deixam os jovens sem muitas alternativas para mostrarem o que produzem.


  Vai lá! É exposição com sabor de novidades!