Cultura

DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA TEM DEBATE EM SALVADOR NA SEXTA

VEJA
| 18/10/2011 às 21:28

Diante do grave problema que vem atingindo as famílias e a sociedade em geral sobre a polêmica em torno da descriminalização da maconha e da legalidade da internação involuntária como proposta terapêutica aos usuários de drogas, o Conselho Estadual de Entorpecentes do Estado da Bahia – CONEN, juntamente com a Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar - SUPRAD, realizam nesta sexta-feira, 21, um Ciclo de Debates para a discussão dos temas. 

O CONEN, e a Suprad - órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH, resolveram enfrentar estes temas polêmicos. As famílias e os amigos e a própria sociedade, no intuito de prestarem apoio ao usuário de drogas, estão forçando a internação para aqueles que resistem ao tratamento. Especialistas no assunto e humanistas estão divididos; uns questionando os direitos fundamentais – principalmente o de ir e vir –; outros afirmando que o usuário de drogas precisa ter domínio pleno dos sentidos para exercer os seus direitos. Ou seja: a internação involuntária é um caminho para o exercício do direito?


Com relação à descriminalização da maconha, a sociedade abriu as discussões: marchas da maconha estão acontecendo por todo o País e o CONEN traz a discussão para a Bahia buscando incentivar uma cultura de participação da população e de responsabilização social quanto a este problema, além de subsidiar o CONEN, a Suprad e os diversos órgãos governamentais na execução destas políticas.


São convidados para o Ciclo de Debates como palestrantes no turno da manhã o Dr. Rogério Santos Jesus, diretor da Vale Viver, Lucia Miranda, psicóloga do Centro Terapêutico Mansão da Vitória, e João Martins, coordenador do CAPS Gey Espinheira. À tarde, os palestrantes serão: Capitão Sílvio Rosário, da Polícia Militar e Eduardo Ribeiro, estudante de História – UFBA.

Serão mediadores: o Dr. Tarcísio Andrade Coordenador da Aliança Redução de Danos e a Dra. Denise Tourinho, Superintendente da Suprad. 

O Ciclo de Debates acontecerá no Anfiteatro Prof. Alfredo Thomé de Britto, da Faculdade de Medicina da Bahia – UFBA, no Centro Histórico, das 8h30 às 18h com a participação dos setores governamentais, da sociedade civil organizada e do povo em geral para o debate e a reflexão acerca desses temas que têm  se constituído num dos principais problemas da contemporaneidade.

Atenciosamente,