Apropriando-se da estatuária africana e do barroco mineiro, mais especificamente do Antônio Francisco Lisboa - o Aleijadinho, o espetáculo propõe um confronto entre estas duas estéticas tão diferentes, que ao mesmo tempo refletem a produção de imagens dos negros do Congo e dos mestiços brasileiros do século XVIII, ressaltando a importância dessa confluência para a formação da arte e do povo brasileiro.
Dentre as inúmeras histórias geradas pela conflituosa relação entre os escravos e os colonos brasileiros, a de Chico Rei é uma das mais fascinantes, pelo fato de, habilidosamente e envolto a um grande carisma, ter não só sobrevivido, como prosperado em meio a tamanha repressão. As histórias contam como Chico Rei construiu a Igreja do Alto da Cruz e teria introduzido o Congado no estado de Minas Gerais, com o Reisado do Rosário.
Sua história alimenta a memória, a tradição e desdobra a ambigüidade das festas, o significado de preservação da celebração das congadas e a importância do imaginário popular. A história do Rei do Congo não evoca só a história da resistência do negro sobre as condições do século XVIII, mas alude às situações vividas, atualmente, no país, como o racismo não declarado.
FICHA TÉCNICA
Direção: Terno Teatro
Dramaturgia e Trilha Sonora: Márcio Miranda
Direção de Arte: Paulo Emílio Luz
Produção: Luiz Fernando Vitral
Iluminação: Terno Teatro
Vozes: Camila Polatscheck, Enzo Giaquinto, Gilberto Alves, Lúcio Honorato, Márcio
Miranda, Paulo Emílio, Raimundo Bento, Thais Trulio, Warlem Dimas.
Marionetistas: Camila Polatscheck, Gabriela Reis, Fabíola Rosa, Márcio Miranda e
Paulo Emílio.
Construção dos Bonecos: Camila Polatscheck, Fabíola Rosa, Gilberto Alves, Márcio
Miranda e Paulo Emílio.
Pintura e Modelagem: Paulo Emílio.
Figurino dos Bonecos: Camila Polatscheck e Fabíola Rosa.
Cenotécnico: Eduardo Membrive.
Fotografia: Enzo Giaquinto.
Projeto Gráfico: Rangel de Andrade.
Assessoria de Imprensa: Rangel de Andrade.
Apoio Logístico (Salvador): Guaxe Produções.
Produção Artística: Terno Teatro
Realização: Na Arte de Minas