Cultura

CAIXA CULTURAL APRESENTA ESPETÁCULO DE BONECOS "CHICO REI", DIA 30

vide
| 28/09/2011 às 09:12
A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 30 de setembro, 01 e 02 de outubro, o espetáculo de bonecos "Chico Rei", que conta a história de uma personagem que se torna um herói político e habilidoso, quando reconstrói, simbolicamente, seu reino em meio à repressão e ao preconceito, numa época em que nada era mais valioso que o ouro.


Apropriando-se da estatuária africana e do barroco mineiro, mais especificamente do Antônio Francisco Lisboa - o Aleijadinho, o espetáculo propõe um confronto entre estas duas estéticas tão diferentes, que ao mesmo tempo refletem a produção de imagens dos negros do Congo e dos mestiços brasileiros do século XVIII, ressaltando a importância dessa confluência para a formação da arte e do povo brasileiro.


Dentre as inúmeras histórias geradas pela conflituosa relação entre os escravos e os colonos brasileiros, a de Chico Rei é uma das mais fascinantes, pelo fato de, habilidosamente e envolto a um grande carisma, ter não só sobrevivido, como prosperado em meio a tamanha repressão. As histórias contam como Chico Rei construiu a Igreja do Alto da Cruz e teria introduzido o Congado no estado de Minas Gerais, com o Reisado do Rosário.


Sua história alimenta a memória, a tradição e desdobra a ambigüidade das festas, o significado de preservação da celebração das congadas e a importância do imaginário popular. A história do Rei do Congo não evoca só a história da resistência do negro sobre as condições do século XVIII, mas alude às situações vividas, atualmente, no país, como o racismo não declarado.



FICHA TÉCNICA

Direção: Terno Teatro

Dramaturgia e Trilha Sonora: Márcio Miranda

Direção de Arte: Paulo Emílio Luz

Produção: Luiz Fernando Vitral

Iluminação: Terno Teatro

Vozes: Camila Polatscheck, Enzo Giaquinto, Gilberto Alves, Lúcio Honorato, Márcio

Miranda, Paulo Emílio, Raimundo Bento, Thais Trulio, Warlem Dimas.

Marionetistas: Camila Polatscheck, Gabriela Reis, Fabíola Rosa, Márcio Miranda e

Paulo Emílio.

Construção dos Bonecos: Camila Polatscheck, Fabíola Rosa, Gilberto Alves, Márcio

Miranda e Paulo Emílio.

Pintura e Modelagem: Paulo Emílio.

Figurino dos Bonecos: Camila Polatscheck e Fabíola Rosa.

Cenotécnico: Eduardo Membrive.

Fotografia: Enzo Giaquinto.

Projeto Gráfico: Rangel de Andrade.

Assessoria de Imprensa: Rangel de Andrade.

Apoio Logístico (Salvador): Guaxe Produções.

Produção Artística: Terno Teatro

Realização: Na Arte de Minas