Cultura

CORAL DA MONSANTO SE APRESENTA EM ESCOLA DE CATU DE ABRANTES, SEGUNDA

VIDE
| 23/09/2011 às 10:07

O Coral Pequenos Cantores da Monsanto se apresentará na próxima segunda-feira, dia 26/09, na Escola Silvio Pereira Franco, em Catu de Abrantes, Camaçari (Bahia). Regido pelo maestro Alcides Lisboa, o Coral fará um concerto especial, em comemoração à Primavera. A expectativa para esta apresentação é de que 500 meninos e meninas da rede pública de ensino assistirão ao concerto, cujo repertório vai de Mozart e Beethoven a músicas do cancioneiro popular brasileiro. A iniciativa faz parte do Coral Educador, projeto que leva apresentações do Coral para instituições escolares.


Considerado um dos corais infantis de maior projeção do Brasil, o Coral Pequenos Cantores da Monsanto é conduzido por Alcides Lisboa, um dos poucos maestros brasileiros com formação especial em metodologia de meninos cantores. Formado por cerca de 50 crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social, de 07 a 14 anos, selecionados de escolas da rede pública de Camaçari e Dias D'Ávila, o grupo segue a tradição "Pueri Cantores", criada na Europa há seis séculos.

Dessa forma, os alunos mantêm contato com noções de teoria musical e técnicas de canto nos moldes do ensino europeu, além de aprenderem canções em latim, francês e inglês. 


O principal objetivo do projeto é desenvolver talentos artísticos, criatividade e conhecimento sobre cidadania através da música. A iniciativa procura ser um agente modificador e transformar os coralistas, antes de tudo, em pessoas conscientes, com boa autoestima, protagonistas de suas vidas, responsáveis no relacionamento com o próximo, sensíveis às possibilidades artísticas e culturais.


Para Alcides, o Coral também possibilita um aperfeiçoamento físico-motor das crianças, além de maior bagagem cultural e melhoria no desempenho escolar. "O coral tem duas finalidades fundamentais, que são o enriquecimento para a comunidade e os ensinamentos musicais para os garotos", conta. Os pré-requisitos para integrar o Coral Pequenos Cantores da Monsanto são: ser alfabetizado e ter bom rendimento escolar.