Cultura

CABARÉ DA RRRRAÇA EM NOVA TEMPORADA NO VILA VELHA TODA TERÇA-FEIRA

vide
| 14/09/2011 às 12:21
Em cartaz permanente sempre às terças, a partir de 20 de setembro
Foto: Márcio Lima

A partir deste mês, o Bando de Teatro Olodum e o Teatro Vila Velha iniciam um novo modelo na
programação da casa. Trata-se da temporada contínua de "Cabaré da Rrrrraça", todas às terças feiras, sempre às 20 horas. A estreia dessa nova fase acontece no próximo dia 20/09 e contará com a participação da atriz Eddy Veríssimo, d´A Outra Cia de Teatro, no papel da cabeleireira Marilda Refly, substituindo Cássia Valle, nos dias 20 e 27/09.

Diretor do espetáculo e do Vila Velha, Marcio Meirelles, nos informa que a decisão de manter o espetáculo em cartaz todas as terças foi tomada pelo teatro e pelo grupo. "Primeiro porque enquanto houver racismo e a falsa idéia de democracia racial ele será necessário. Depois porque economicamente é positivo, podemos nos remunerar com a bilheteria, uma vez que não contamos com nenhuma forma de patrocínio, e isso não é motivo de orgulho, é um fato para se pensar. Orgulho é
botar o bloco na rua, porque somos necessários, ao invés de ficar chorando e acusando os outros pela nossa incapacidade de produzir. E também é importante porque abrimos na cidade um evento calendarizado de teatro, o que, a médio prazo deve gerar um público que pode se programar, como o público de escolas, de organizadores de eventos, de agências de turismo, e por aí vai", diz.


O espetáculo trata de uma tema básico para a sociedade brasileira: o que é ser negro na atualidade? Depois da política do branqueamento, passando pelas ações afirmativas, as cotas raciais. E discute questões como essas com inteligência, humor, música e dança. "Boa noite resistência e boa noite brancos. Este é um espetáculo, didático, panfletário e interativo", avisa o consciente personagem Wensley, criado por Lázaro Ramos e atualmente interpretado por Sergio Laurentino, sendo a deixa para o início de uma sucessão de cenas cotidianas que colocam em cheque a nossa suposta
‘cordialidade racial'.


Catorze anos depois da sua estréia, "Cabaré da Rrrrraça" permanece atual e se renova na sua
interatividade com o público que pode participar dando depoimentos. O espetáculo, que começou no espaço do Cabaré dos Novos, ganhou as dimensões de um grande musical no palco principal com músicas ao vivo criadas pelo diretor musical Jarbas Bittencourt, coreografadas por Zebrinha e continua atraindo  centenas de espectadores.


Interprete da personagem "Flávia Karine" desde a criação de Cabaré, Auristela Sá entende que,
apesar da pouca e sutil mudança no espetáculo, ele ainda se faz necessário. "É uma pena que a gente ainda sinta a necessidade e importância de apresentá-lo, que a gente ainda escute os depoimentos com exemplos de racismo. Seria melhor que ele fosse só artístico e não tão pessoal", diz.


De acordo com Chica Carelli, Cabaré surgiu em um momento de crise. "O elenco estava cansado de
ser mal interpretado, de ouvir coisas negativas e, principalmente, com a falta de dinheiro e de apoio. Conversamos muito e então surgiu a vontade de fazer algo diferente do que vínhamos fazendo", conta a co-diretora do espetáculo.


Outro destaque do espetáculo são os figurinos especiais usados pelos personagens e músicos em
cena. Eles são assinados por um grande time de estilistas baianos. Para essa temporada o Bando vai se apresentar com o figurino preto.



Bando de Teatro
Olodum - História


Há 20 anos, nascia em Salvador uma das mais poderosas propostas de ação afirmativa na área
cultural. Um grupo de teatro formado por um elenco exclusivamente negro, encenando espetáculos cujo tema principal seria o negro dentro da sociedade brasileira. A certeza d força daquela escolha e da
verdade que levavam para o palco fez com que diretores e atores enfrentassem a resistência de uma sociedade nada aberta para discutir temas como a desigualdade racial, o racismo e as práticas preconceituosas cotidianas camufladas pela suposta ‘democracia racial'. Assim nasceu o Bando de Teatro Olodum, a mais consolidada companhia teatral do atual cenário baiano. Uma das poucas a manter um corpo estável, com elenco, diretores e técnicos e a desenvolver uma linguagem
própria e contemporânea, fruto da experiência, do trabalho em grupo e de uma
definição clara da função desempenhada pela companhia.


Cabaré
da Rrrrraça

20 e 27/09 |
ter | 20h

R$ 20 e
10 sala Principal

Serviços

Bilheteria: sgunda a sexta das 14 às 18h quando tem espetáculo. Nos finais de semana 2h
antes do espetáculo. A carteira de estudante deve ser apresentada no ato da
compra.

Reserva de ingresso: 71 3083-4600

Acessibilidade: O Teatro Vila Velha conta com rampa de acesso e espaços reservados para pessoas
com dificuldade de locomoção.

Estacionamento: O Passeio Público conta com um amplo espaço para estacionamento. Acesso pelo
Largo dos Aflitos ou, em dias de espetáculo, pela Avenida Sete de Setembro.