Cultura

TEATRO DONA CANÔ COMPLETA 10 ANOS E TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

vide
| 12/09/2011 às 10:41

Neste mês de setembro o Teatro Dona Canô, um dos principais espaços culturais do Recôncavo, comemora 10 anos com uma programação diversificada e uma homenagem ao centenário de nascimento de um santamarense ilustre: Assis Valente. Nesta primeira década de funcionamento o teatro abrigou mais de 850 eventos e recebeu um público estimado em 250 mil espectadores.

A noite do dia 14 de setembro - data de fundação do Teatro - será destinada a esta dupla comemoração: festejar o aniversário do Teatro Dona Canô e o talento do saudoso compositor.  A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em  parceria com a Secretaria Cultura de Santo Amaro, promoverá um show com releituras de composições de Assis Valente, com apresentações de artistas locais e convidados.


Sob a direção artística de J. Veloso, o show contará com a presença de manifestações culturais e artistas santamarenses, tais como os músicos Ulisses Castro, Márcio Valverde, Lívia Millena, Eduardo Chaves e Marcel Fiúza, Stela Maris. Também está confirmada a presença de artistas nacionalmente reconhecidos como Margareth Menezes, Juliana Ribeiro e Roberto Mendes, além do próprio Jota Veloso e de Moreno Veloso.


Além do show, os 10 anos do teatro contam com uma programação variada que se estende
de 11 a 18 de setembro e inclui exibição de filmes infantis, apresentações de teatro, dança e música. A
abertura e o encerramento das comemorações serão de forma tradicional, com apresentação que valorizam a cultura local.  No dia 11 de setembro, às 15h acontece será realizado um Encontro
de Filarmônicas de Santo Amaro: Filhos de Apolo, Lira dos Artistas e 19 de Março de Acupe. Os festejos se encerram no dia 18, às 17h, com a apresentação da Folia de Reis dos grupos Asa Filho e o Reisado de São Vicente.


Teatro
Dona Canô


O Teatro Dona cano abriu as portas no mês de aniversário de Claudionor Vianna Telles Velloso, conhecida nacionalmente como Dona Canô, a matriarca da família mais famosa de Santo Amaro da Purificação, os Veloso; berço dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, e da poetiza Mabel Veloso. Foi Dona Canô que, percebendo a carência de um meio cultural na cidade, buscou junto às autoridades
políticas atender as reivindicações da população de Santo Amaro. Sendo assim, o teatro levou o seu nome como homenagem àquela que contribuiu para a cidade.

O Teatro foi inaugurado em 14 de setembro de 2001 e tem capacidade para 274 pessoas.  Em uma década de funcionamento, já passaram por seu palco, artistas locais e nacionais, através de projetos como "Dona Canô Chamou", primeiro projeto do espaço, "A Instituição vai ao Teatro, "A Associação vai ao Teatro" e "A Escola Vai ao Teatro".




Assis
Valente


José de Assis Valente nasceu em 19 de março de 1911, em Santo Amaro. Começou a compor
sambas no início dos anos 30. A cantora Carmem Miranda foi a maior intérprete e
divulgadora das canções de Assis Valente. Na voz da "Pequena Notável",
tornaram-se sucesso músicas como Camisa Listrada e Good Bye, Boy.
Mas sua música mais famosa é Brasil Pandeiro, que foi primeiro gravada em
1940 pelo grupo Anjos do Inferno e estourou na década de 1970 na voz de Baby
Consuelo e do grupo Os Novos Baianos.


Programação
da semana do aniversário do Teatro Dona Canô - 11 a 18 de
setembro:

11/09
15h
- Encontro de Filarmônicas de Santo Amaro: Filhos de Apolo, Lira dos Artistas e
19 de Março de Acupe.

12/09
15h
- Circuito Popular de Cinema e Vídeo Especial - Mostra
Infantil.             

14/09 
20h
- Show em Homenagem ao Centenário de Assis Valente e aos 10 anos do Teatro Dona
Canô - participação de artistas de Santo Amaro e convidados.

15/09 
20h
- Festival de Dança: Mahadevi, Arte e Magia, Brilho Negro e Hip Hop
C4.

17/09 
19h
- Espetáculo "Kaonge Conta Zumbi" - Núcleo de Teatro Cidadania Quilombola.
Ingresso: R$4,00 e R$2,00

18/09 
17h
- Asa Filho e o Reisado de São Vicente (folia de reis)