Cultura

PARCERIA ENTRE MUSEU NÁUTICO E PETROBRÁS FORTALECE TURISMO NA BARRA

vide
| 08/09/2011 às 13:15
Museu Náutico do Forte de Santo Antônio da Barra um dos poucos que abre aos domingos
Foto: DIV
Uma nova etapa de acolhimento para visitantes do mundo inteiro, começa esta semana a ser implementada pelo Museu Náutico da Bahia, com a força do seu acervo. Mais de seis mil alunos de 130 instituições públicas e particulares já visitaram o Museu Náutico, somente nos últimos sete meses. Milhares de turistas vêm sendo recebidos continuamente, mesmo fora do período da chamada Alta Estação.
 
O receptivo é consequência de um trabalho de estruturação organizacional, conservação do patrimônio e ampliação das atividades do Forte de Santo Antônio da Barra - que envolve o Farol e o Museu, desenvolvido pela sua equipe técnica, apoiado pela Petrobras, havendo estudos para ampliar suas atividades, levando exposições e outras ações educativas para fora do espaço do Museu.

A sensibilidade da empresa em auxiliar o Museu tem permitido, segundo sua Administração, realizar um trabalho criterioso e seguro, no desenvolvimento de projetos que tem proporcionado o crescimento e a melhoria dos serviços ofertados aos visitantes.

O resultado do programa conjunto pode ser constatado com as realizações na área de museologia, onde o acervo tem recebido uma atenção especial, destacando-se a pesquisa e a restauração de peças do achado arqueológico do Galeão Sacramento, bem como a ampliação no atendimento aos escolares das redes pública e particular, dentro do "Programa Museu-Escola".

O apoio continuado da empresa tem proporcionado um implemento na qualificação dos funcionários, tanto na área de atendimento quanto nos serviços de suporte, e contribuído para que novos elementos de sinalização sejam instalados no circuito expositivo, ampliando as informações colocadas à disposição do visitante. A parceria contempla, também, a estrutura física do Forte, que tem sido palco de manutenção permanente, bem como a segurança, que recebeu melhorias.

ACESSO AO FAROL

A recente abertura da Torre do Farol à visitação é mais um atrativo oferecido para aqueles que se dirigem ao monumento buscando momentos de lazer e conhecimento, possibilitado após adequações realizadas no acesso. Para este ano, estão previstas a conclusão de estudos e projetos arquitetônicos que têm por propósito ampliar o roteiro expositivo e realocar os serviços técnicos e administrativos, que, quando executados, ofertarão ao visitante mais uma sala temática no roteiro permanente, e um ambiente recriado, como no séc. XVII, da Casa da Pólvora da fortificação.