Cultura

V FÓRUM DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA TEM ENCONTRO EM IPIRÁ

vide
| 05/09/2011 às 11:17

De 11 a 13 de setembro acontece na cidade de Ipirá, a cerca de 200km de Salvador, o V Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, que já está com inscrições abertas. O encontro vai reunir representantes de todos os 26 Territórios de Identidade. Organizado pela Associação de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (ADIMCBA), o Fórum tem por objetivo debater o planejamento das ações culturais no âmbito dos municípios e territórios, fortalecendo a cultura no Estado de forma participativa, envolvendo representantes governamentais, líderes do movimento associativo, artistas e pesquisadores.


Durante três dias, serão abordados temas como o Sistema Nacional e Estadual de Cultura, Economia Criativa e Planejamento Territorial, sempre sob o enfoque dos Territórios de Identidade. A programação inclui palestras, grupos de trabalho e apresentações culturais, além das eleições do Conselho Territorial e da Diretoria Executiva da ADIMCBA.


Os 417 municípios baianos foram convidados a enviar seus representantes, buscando fortalecer o Fórum de Dirigentes e a Associação como instrumentos de defesa da descentralização das ações culturais no Estado da Bahia. Esta quinta edição reafirma a importância do Fórum, cujo histórico revela significativa contribuição para a consolidação das experiências dos municípios e, também, o aprofundamento das discussões sobre a cultura na Bahia.


O V Fórum, que conta com parceria da Prefeitura de Ipirá e o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT/BA), reflete o importante momento de construção e operacionalização das políticas públicas e programas da área cultural no estado e suas perspectivas, envolvendo múltiplos atores sociais.


Entre os participantes do encontro estão o secretário Estadual de Cultura, Albino Rubim, além do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (Minc), Roberto Peixe, que falará sobre o Sistema Nacional de Cultura; Cláudia Leitão, representante do Minc que abordará o tema Economia Criativa e o professor Frederico Lustosa da Costa, da Universidade Federal Fluminense (RJ), que fará palestra sobre Planejamento Territorial da Cultura.


O encontro ainda prevê a participação de vários dirigentes da Secretaria de Cultura (SECULT), que irão apresentar a atuação das diversas estruturas que compõem a Secretaria, como suas superintendências (de Promoção da Cultura e de Desenvolvimento Territorial), O Centro de Culturas Populares e Identitárias, além das suas unidades: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), a Fundação Pedro Calmon (FPC) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).