Cultura

PASSÉ GRATIFICADA COM VOLTA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO RESTAURADA

vide
| 05/09/2011 às 17:15
Nossa Senhora da Encarnação é um dos símbolos religiosos de Candeias
Foto: Lazaro Menezes

"Agora os devotos de Passé estão felizes com a volta das nossas imagens sacras", comemora Regina Santos, coordenadora comunitária da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, localizada no município de Candeias, a 54 km de Salvador.
 
Na última sexta-feira (02) o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado fez entrega oficial das estátuas de Nossa Senhora da Encarnação e de um Cristo crucificado, além de escultura em madeira representando um livro com texto bíblico em pedestal, restaurados por equipe de especialistas do Instituto.
 
Estima-se que as imagens sejam do século 18 já que no Inventário de Proteção ao Acervo Cultural da Bahia, feito pelo IPAC, consta que em 1705, a capela foi reedificada no mesmo local pelo padre Inácio de Souza, então senhor daquelas terras, que colocou no altar-mor a imagem da Senhora da Encarnação.
 
"As pessoas não esquecem a importância histórica dessa igreja", diz o Frei Cristiano, pároco local. Segundo o Inventário do IPAC, esse templo católico foi fundado em 1620 por um abastado morador local, Balthazar Aranha, como capela de Nossa Senhora da Encarnação. As comemorações a essa santa ocorrem sempre na primeira quarta-feira e na última sexta-feira de cada mês, e no dia 25 de março.
 
"A importância dessa imagem é tanta que a Prefeitura de Candeias cedeu um ônibus para levar os fiéis da comunidade do Passé até o centro da nossa cidade, só para essa recepção", conta Regina Santos. Para a entrega foi assinado termo de recebimento pelo frei Cristiano Freitas, o coordenador da associação de moradores, Jorge Silva, e por Regina.
 
"Esperamos há muito tempo por esse momento, já que Nossa Senhora da Encarnação é um dos símbolos de Candeias", afirma o frei Cristiano, pertencente a Ordem dos Frades Menores Conventuais. Na chegada à Paróquia Nossa Senhora das Candeias, a imagem recebeu bençãos do pároco e depois confraternização geral.
 
"Além das imagens, entregamos dossiês do processo de restauro, com relatório do estado das peças, antes e depois da restauração", diz Milena Tavares, gerente da Coordenação de Restauro de Elementos Artísticos (Cores) do IPAC. A coordenadora do IPAC anuncia que até 2012 serão entregues, ainda, as imagens de Nossa Senhora do Passé, uma do anjo Gabriel e outra de um Cristo morto.
 
As restaurações de imagens sacras integram as comemorações pelos 45 anos de fundação do IPAC, criado em 1967. A programação comemorativa se dará em setembro (2011) e permanecerá até o mesmo mês em 2012, com finalização de obras de restauração de monumentos, exposições, lançamento de livros e videodocumentários, realização de palestras e programas de educação patrimonial, entre outras atividades.
 
As imagens de Candeias ficarão temporariamente no convento dos freis já que a igreja Nossa Senhora da Encarnação deverá passar por reformas. Enquanto isso, os devotos assistem às missas nas capelas de São Gonçalo, Santa Rita de Cássia e Mãe Rainha Três Vezes Admirável. A escultura da santa é em madeira, com três palmos de altura, exibindo mãos levantadas sobre o peito e rosto elevado para cima. Segundo a tradição, a primitiva imagem era em um quadro e logo que fora colocada na capela começara a "resplandecer muitos milagres", segundo consta em documentos do município.
 
Passé fica a cerca de 15 km do centro de Candeias e está à beira-mar. É conhecido por ampla atividade pesqueira. Mais informações sobre as restaurações do IPAC podem ser obtidas na Cores/Sures do IPAC através (71) 3116-6721, 3117-6386 e 3117-6387. Consulte também o site http://www.ipac.ba.gov.br/.
 
Fotos