Cultura

ESCOLA PROFISSIONALIZANTE MÚSICA NASCE NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

VIDE
| 05/09/2011 às 21:28
Oficina de frevos e dobrados com maestro Fred Dantas
Foto: DIV

O local abrigará uma Escola Profissionalizante de Música, e é resultado da parceria entre a Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim e a Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados que tem como meta dar uma formação profissionalizante, em música, a jovens carentes. O projeto visa ainda revitalizar uma atividade histórica do Colégio Órfãos de São Joaquim, que já doou ao Brasil diversos artistas como o musicólogo Guilherme de Mello, autor da primeira história da música brasileira "A Música no Brasil"; o maestro Vivaldo da Conceição que fundou sua orquestra na década de 50 e também fez parte da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia e Osmar Pinheiro músico, escritor e membro da Academia de Letras do Recôncavo.

Na solenidade de abertura, estão marcadas apresentações do coral infantil e do sênior da Casa Pia, ambos regido pelo maestro David Tourinho, com canções como "Amanhecer", uma versão da 9ª sinfonia de Beethoven e "Oferta da Criança a Lua" que é um arranjo da música de Villa Lobos; o concerto  "Solistas da Filarmônica", com a Oficina de Frevos e Dobrados, sob comando do maestro Fred Dantas, que estréia a peça de sua autoria, composta especialmente para a ocasião "Luzes do Inconsciente".

O encontro terá também presenças especiais de solistas como Gleidson Souza, apresentando a "Polaca Maria Almeida", de Tertuliano Santos; Uílson Souza, com a "Polaca Annita Garcia", de Isaias Gonçalves Amy, e Alana Rana da Filarmônica 2 de Janeiro de Itiúba, solando o "Trompete de Espanha". Além de vernissage com obras de crianças integrantes do projeto de artes plásticas "Vivenciando a Cultura", coordenado pela professora Neuma Menezes. E no próximo dia 16/09, ás 17h, começa o ciclo de saraus da Casa, com apresentação do grupo instrumental Oráculo, formado por flauta, clarineta, violão e pandeiro, especializado em música brasileira com ênfase no chorinho.


Casa Pia e Colégio Órfão de São Joaquim


Fundada por Joaquim Francisco do Livramento, que tinha como missão a caridade, tem 212 anos de existência e atende em torno de 220 crianças e adolescentes, em situação de risco social. Esses jovens têm acesso ao ensino fundamental, de 1ª a 5ª série, arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento, material escolar e oficinas profissionalizantes. Fica localizada na Av. Jequitaia, nº 375, Água de Meninos.


Oficina de Frevos e Dobrados


Sob o comando do maestro Fred Dantas, com 28 anos de atividades ininterruptas, esta sempre realizando um trabalho de revolução e incentivo  na área das bandas de música. Com um curso de capacitação para mestres e músicos líderes de filarmônicas, gravações de CDs, realização de festivais  e encontros. As atividades desempenhadas pela oficina congregam mais de dois mil jovens e crianças em todo estado da Bahia.

Serviço