Cultura

FESTIVAL DE CULTURA JAPONESA VAI FAZER PARTE DE EVENTOS DE SALVADOR

vide
| 28/08/2011 às 11:01
Luta do sumô no Festival da Cultura Japonesa chamou a atenção
Foto: BJÁ
 O primeiro dia do V Festival de Cultura Japonesa foi um sucesso. E quem marcou presença entre os apoiadores na cerimônia de abertura, realizada ontem na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), local onde acontece o evento, foi a Prefeitura de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 | Salvador cidade-sede (ECOPA) e da Assessoria de Relações Internacionais (ARI).


Na ocasião, foi anunciado que, a partir do próximo ano, o Festival fará parte do calendário oficial da cidade. Como a cultura japonesa foi muito bem recebida pelos soteropolitanos, seja por sua culinária, pela prática de artes marciais ou mesmo pelo consumo de produtos midiáticos, o evento tem atraído grande número de visitantes, que podem conhecer outros elementos do universo japonês.

Considerando a importância desse intercâmbio cultural, a Prefeitura de Salvador participa do evento com um stand, decorado com a temática da Copa do Mundo, onde os visitantes podem participar de atividades interativas. Um jogo de perguntas e respostas sobre o Mundial atrai muita gente, interessada em participar e ganhar brindes. Maria Candeias passou por lá e falou da importância de envolver a cidade no clima da maior festa do futebol do mundo, em lugares como o Festival. "É uma questão de patriotismo, coisa que o japonês sabe bem o que significa", disse.


O reconhecimento pelo poder municipal da importância do evento no cenário cultural de Salvador foi o tema da fala do gestor do ECOPA e assessor de Relações Internacionais, Leonel Leal, representante do prefeito no evento. Segundo ele, o Festival se consolida na cidade no momento em que ela se prepara para receber quatro grandes eventos esportivos, que são a Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas e Copa América. "Características da cultura japonesa, como o patriotismo, disciplina e organização se juntam a características baianas, como a alegria, hospitalidade e espontaneidade, dando um caldo cultural gostoso. Esse é o evento de cultura estrangeira mais importante de Salvador e se consolida na sua inserção no calendário da cidade", finalizou.

Para hoje, segundo e último dia do Festival, estão programadas diversas atividades, como apresentações musicais, de dança e artes marciais, oficinas culturais e palestras. A programação, que vai das 10h às 23h, tem atrações para visitantes de todas as idades. Os ingressos podem ser adquiridos na própria AABB, em Piatã, a R$10.