Cultura

OLODUM FAZ SHOW EM HOMENAGEM A REVOLTA DOS BÚZIOS NO DIQUE DO TORORÓ

vide
| 27/08/2011 às 16:01
Show do Olodum acontece às 13h, no Dique do Tororó, gratuito
Foto: DIV

Neste domingo (28), o Olodum encerra sua programação cidadã em homenagem à Revolta dos Búzios com um show gratuito no Dique do Tororó, a partir das 13h. Com o objetivo de refletir sobre a promessa de igualdade ocorrida em 1798, o grupo realizou, em agosto, passeatas, shows e palestras para também celebrar o ano internacional dos povos afro descendentes e comemorar o reconhecimento dos heróis baianos da Revolta dos Búzios como heróis nacionais.


O Dique Tororó foi escolhido por ter sido o último local onde os líderes do movimento contra a escravidão se encontraram pela última vez antes da execução. Além disso, o Dique é um dos símbolos da Copa de 2014 em Salvador, pois está ao lado do novo estádio da Fonte Nova.


O evento faz parte do projeto "Olodum Bairro a Bairro" que comemora 25 anos. A iniciativa, realizada pela primeira vez em 1986 no Nordeste de Amaralina, visa retomar o acesso ao samba reggae e a cultura afro brasileira contemporânea para os moradores dos bairros populares da cidade de Salvador. "Essa é também uma campanha pela paz. Estamos precisando", disse João Jorge, presidente do Grupo. Já confirmaram presença os grupos afros Ilê Aiyê, Malê de Balê e Muzenza.


O Grupo Olodum pede para que todos usem camisas com as cores do Olodum e no panafricanismo: verde, amarelo, vermelho e preto.


Programação pela paz - O Olodum celebra a Revolta dos Búzios, todos os anos, com uma programação educativa. No dia 12 de agosto, o grupo realizou uma passeata e desfile cívico da Praça da Piedade - local onde os mártires foram enforcados - ao Centro Histórico. No domingo (14), dia dos pais, o ensaio do Bloco Afro Olodum também homenageou os "Pais da Pátria".


SERVIÇO

O QUE: Show do Olodum em homenagem à Revolta dos Búzios

QUANDO: Domingo, dia 28, a partir das 13h

ONDE: Dique do Tororó