Cultura

HERÓIS DA REVOLTA DOS BÚZIOS TERÃO SELO E CARIMBO DOS CORREIOS

VIDE
| 25/08/2011 às 19:07

Em homenagem aos heróis da Revolta dos Búzios, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), o Governo do Estado e os Correios lançam, nesta sexta-feira (26), às 11h30, na Governadoria (Centro Administrativo da Bahia), um selo personalizado e um carimbo comemorativo. O movimento abolicionista foi deflagrado há 213 anos, em Salvador.


O governador Jaques Wagner, a ministra da Seppir, Luiza Bairros, o secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio, e o presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, dentre outras autoridades, participam da cerimônia.

O selo e o carimbo retratam os soldados João de Deus do Nascimento e Lucas Dantas de Amorim Torres, e os alfaiates Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga. Os quatro heróis da Revolta dos Búzios tiveram seus nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, o ‘Livro de Aço', através da Lei 12.391, de 04 de março deste ano, sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff. O Livro está depositado no Panteão da Pátria e Liberdade, em Brasília, Distrito Federal.


A principal estratégia utilizada na Revolta dos Búzios foi a distribuição de boletins, propagando ideias libertárias e conclamando a população a se rebelar contra o domínio do governo de Portugal. À época, apelidados de "sediciosos", os panfletos eram afixados em locais movimentados da cidade do Salvador, sede do governo da capitania da Bahia.