Cultura

ESPAÇO XISTO TEM PROJETO EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NA SEGUNDA-FEIRA

VIDE
| 20/08/2011 às 10:24

Produzir arte de maneira diversa com processos e produtos estéticos de naturezas distintas. Este é o principal objetivo do Projeto Experiências Compartilhadas. O projeto apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), recebe criadores interessados em partilhar de suas questões e fazeres. Nessa quarta edição do projeto, a partilha será com Wagner Schwartz, que fará uso dos seus trabalhos para falar dos assuntos públicos, interesses e seus desdobramentos, a partir de alguns rastros de sua produção. O encontro será no dias 22 e 23 de agosto de 2011, no Espaço Xisto (Barris), das 18h30 às 22h. Os interessados podem ser inscrever até o dia 21 de agosto, através do e-mail: construcoescompartilhadas@gmail.com


Para Schwartz, a possibilidade de apresentar os registros e discutir sobre seu trabalho "pode se tornar interessante a partir do envolvimento das pessoas não com os meus elementos, mas com os elementos de cada um dentro dos elementos dos outros. Não é isso que fazemos quando lemos?"


Wagner Schwartz nasceu em 1972 na cidade de Volta Redonda (RJ). Aos 19 anos mudou-se para Uberlândia (MG), onde viveu por 10 anos e hoje se divide entre São Paulo e Paris. Em sua carreira, com mais de 10 trabalhos como criador em dança e audiovisual, tem produzido também reflexões críticas na escrita e na organização de encontros como o Olhares Sobre o Corpo, em parceria com Fernanda Bevilaqua (Uberlândia) e o ENTORNO - Encontro Latino Americano de Dança Contemporânea, promovido pelo Núcleo Corpo Rastreado, de São Paulo, também responsável pela co-produção dos seus projetos. Seu trabalho mais recente, "Piranha", desenvolvido com subsídio do Programa Itaú Cultural Rumos Dança 2009/2010, dá continuidade aos seus interesses estéticos e políticos em relação aos dispositivos da migração.


O Construções Compartilhadas vem ocupando a cidade de Salvador com suas proposições artísticas, constituídas por ações heterogêneas em Dança Contemporânea. Trata-se de um coletivo de artistas que gera, sobretudo, ações planejadas, experienciadas e/ou registradas.  Desde 2009 as ações realizadas tiveram projeção nacional, através da participação em eventos como a Bienal Internacional de Dança do SESC (Santos - SP), do projeto Outras Danças (FUNARTE/FUNCEB), do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC), da Feira do Engenho das Artes Populares (Salvador), dentre outros.


Este ano, o Coletivo está selecionado para compor a programação do Festival El Cruce, em Rosário, na Argentina. Atualmente, o Coletivo é Residente do Espaço Xisto Bahia. Fazem parte do Coletivo atualmente: Alexandre Molina, Carlos Santana, Duto Santana, Gabriel Teixeira, Lenine Guevara, Líria Morays, Paulo Lima, Pedro Amorim e Rita Aquino.



SERVIÇO

O quê: Projeto Experiências Compartilhadas

Com quem: Wagner Schwartz

Onde: Espaço Xisto Bahia (Barris)

Quando: 22 e 23 de agosto, das 18:30 - 22h

Inscrições: até 21 de agosto, através do e-mail: construcoescompartilhadas@gmail.com