Cultura

CRIA CELEBRA A ARTE DO ENCONTRO NO VILA VELHA, DE 26 A 31 DE AGOSTO

VIDE
| 18/08/2011 às 11:20
CRIA e C’art reúne espetáculos e oficinas num encontro entre Brasil e Itália
Foto: João Milet Meirelles
 

O Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) e a Companhia C'art (grupo italiano) realizam, em parceria, a Arte do Encontro - Mostra Cênica CRIA e C'art que acontece entre os dias 26 e 31 de agosto, no Teatro Vila Velha. Oficinas e espetáculos compõem a programação do evento, proporcionando ao público e aos estudantes e profissionais do campo artístico, uma troca de experiências com o teatro do CRIA, sob direção artística de Maria Eugênia Milet, atriz e professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o C'art, gerido e coordenado pelo ator e diretor André Casaca.


A largada da mostra cênica, que tem o patrocínio da União Européia, será na tarde de 26/08, às 15h30, quando um cortejo artístico tomará conta do Passeio Público, puxado pelo grupo cultural do recôncavo baiano, Lindro Amor. Até o dia 31/08, serão cinco dias que prometem movimentar a cidade de Salvador com as montagens dos grupos artísticos do CRIA, permeadas pelo universo Clown italiano, trazido por André Casaca e o seu grupo de jovens que virão da Itália para celebrar uma união de 14 anos, entre o C´art e o CRIA.


O CRIA tem realizado festivais e mostras de arte-educação há 17 anos, tecendo redes e reunindo artistas de todo o Brasil, bem como jovens da capital e do interior da Bahia. "Trocar experiências e descobrir formas de fazer arte e agir no mundo são nossos objetivos na realização de eventos como esse", declara Maria Eugênia Milet, diretora artística do CRIA e da Arte do Encontro - Mostra Cênica CRIA e C'art.



Abertura e espetáculos em busca de  transformação


Às 17h, do dia 26/08, acontece a abertura oficial do evento. Nela, Maria Eugênia Milet e André Casaca (Itália) darão depoimentos sobre a importância da arte-educação na formação de crianças e jovens, e sobre o intercâmbio entre jovens de culturas diferentes. Às 18h, o espetáculo Arte do Encontro, com o CRIAPalhaço e Grupo de jovens Clowns do Teatro C'art, ganha o palco do Teatro Vila Velha. A montagem é resultado do intercâmbio artístico cultural entre duas realidades: a de Salvador e da região da Valdelsa em Castelfiorentino (Itália). Por mais de um ano, estes dois grupos de jovens, um na Itália e o outro no Brasil, foram estimulados no processo de criação de cenas cômicas, fazendo um estudo sobre o uso do humor não-verbal nas relações interpessoais.


Ainda na abertura, às 20h, também no palco principal do Teatro Vila Velha, a Itália contempla o público com o espetáculo Tranquilli!!!. Com direção e atuação de André Casaca, essa montagem busca criar uma caricatura do homem frenético que persegue o seu cotidiano na tentativa eterna de encontrar a tranqüilidade, de se adaptar e aumentar o próprio tempo.


As montagens dos quatro grupos artísticos do CRIA foram distribuídas por todos os dias da mostra cênica, na intenção de provocar diálogos entre escolas, grupos culturais e pessoas interessadas em arte e transformação social. O público poderá conferir este teatro e poesia, que revelam a realidade e sonhos da juventude brasileira e convidam para reflexão sobre temas como: liberdade, vizinhança, o respeito à mulher, a valorização de nossas raízes culturais, entre outros.



As oficinas artísticas estimulam o intercâmbio      


Além de assistir aos espetáculos, o público terá a oportunidade vivenciar a celebração desse encontro, através das oficinas artísticas ministradas por Maria Eugênia e André Casaca. Elas acontecerão de 29 a 31 de agosto, às 13h30 no Conselho de Cultura da Bahia - Campo Grande - com  inscrições realizadas através do site www.criando.org.br


Na oficina Teatro em matrizes brasileiras, Maria Eugênia Milet, continua sua pesquisa com músicas tradicionais da infância, a partir da colaboração de mestras populares. O trabalho terá a colaboração da mestra Aninha Umburana de Lafaiete Coutinho - Ba. A intenção é buscar a expressividade de um Brasil menino, chegando mais próximo da imaginação e da capacidade de criar. É Indicado para crianças de todas as idades.


Maria Eugênia é atriz, psicóloga com formação em psicanálise, arte-educadora, co-autora do livro Manual de Criatividades. Professora-mestra da Escola de Teatro da UFBa, também é idealizadora e diretora de arte do CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes. Nesta ONG, tem liderado há 17 anos a formação de uma equipe de jovens arte-educadores e articula a Rede Ser-Tão Brasil voltada para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes e das matrizes da cultura brasileira. Assessora, também, projetos de arte-educação para o desenvolvimento sustentável local, em várias partes do Brasil e fora do país, tendo como eixo central a valorização das culturas populares.


 O mundo do clown vem representado por André Casaca, que ministrará a oficina Clown Identidade corpo cômico. Baseada no estudo dos gestos cotidianos do homem, tendo o corpo como uma fonte que inspira o ser estúpido de cada um, esse será um trabalho essencialmente físico, traduzido na expressividade teatral e descoberta do ridículo. Indicado a atores, educadores, estudantes de teatro e dança, a partir de 16 anos.


André Casaca é brasileiro e estudou "Treinamento Técnico do Ator", no LUME - Campinas. Passou a viver na Itália em 1995, quando foi para o Centro de Pesquisas, Criação e Produção Teatral L'Albero de Yves Lebreton. É palhaço, diretor e ator, bem como membro fundador e diretor artístico e pedagógico do Teatro C'art, com sede em Florença. Casaca desenvolve um método chamado Educação comico-relacional, que é um estudo sobre  a comicidade não verbal como um meio de facilitar as comunicações interpessoais.


Sobre a relação CRIA e C'art


Desde 1997, as duas instituições partilham objetivos e a Mostra Cênica CRIA e C'art é fruto desse encontro. "Quando a gente faz arte é preciso ampliar o nosso mundo. Essa mostra é muito especial, pois celebra um importante encontro entre artistas e a comunhão de suas artes", explica Maria Eugênia Milet.


Mesmo se tratando de duas estéticas bastante diferentes, elas se ajudam mutuamente com seus pontos de convergência. Segundo Maria Eugênia, a espontaneidade, expressão e processos de improvisação são pontos em comum desses grupos. "No silêncio do palhaço e na euforia textual dos meninos do CRIA existe um ponto de ligação: a liberdade da criança", declara.


Os primeiros momentos dessa união foram marcados pela criação de um grupo, formado por jovens dos dois países, buscando um diálogo entre a realidade cultural de ambas juventudes. André Casaca complementa dizendo que as dificuldades impostas pela distância não são determinantes. "Depois de anos de trabalho juntos, o CRIA pôde desenvolver dentro da sua estrutura o CRIAPalhaço como resultado concreto dessa união artística do silêncio cômico do C'art com a força jovem da expressão teatral do CRIA", conclui.


Companhia C'art


Nascida em 2002 com o nome Ottoteatro Ricerca Teatrale, a Companhia C'art (circo, arte, pesquisa, teatro) é dirigida pelo ator, diretor e clown brasileiro André Casaca e foi inicialmente constituída pelo próprio, por Teresa Bruno e Stefano Marzuoli, um grupo de artistas provenientes de uma mesma formação baseada na pesquisa da expressividade corporal a través da figura cômica do Clown. Tal atividade formativa começou em 1997 por uma série de oficinas dirigidas por Casaca junto ao Ridotto del Teatro del Popolo di Castelfiorentino.


 A atividade formativa realizada pela C'art parte de uma metodologia pedagógica e artística denominada educação cômico relacional, finalizada à formação da identidade pessoal através da expressividade corporal, que utiliza o Clown como veículo de comunicação para afrontar as dificuldades de relação. A comicidade neste caso transforma o medo, a insegurança e a agressividade em elementos construtivos da própria personalidade.



CRIA


O CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes é uma ONG fundada em 1994. Sua missão é por meio da arte-educação e do despertar de sensibilidades, provocar nas pessoas atitudes transformadoras de si e da sociedade em que vivem, de forma coletiva e comunitária. Participam do CRIA aproximadamente 76 adolescentes e jovens de 16 bairros de Salvador. A ONG está articulada, através da Rede Ser-tão Brasil, com arte-educadores e jovens de 15 municípios do Estado da Bahia. 


A idéia principal é revelar a expressão e a participação das crianças, adolescentes, jovens e adultos na construção de propostas de desenvolvimento comunitário, fortalecendo seu sentido de pertencimento, consciência, resistência e atitudes transformadoras.  


Hoje o seu repertório é composto de espetáculos de teatro, poesia e clown, vídeos, exposição fotográfica e ainda por muitas articulações como a Rede Ser-tão Brasil no Estado da Bahia, a Rede de Pontos de Cultura, no Brasil, e a Rede Latinoamericana de Arte e Transformação Social, na América Latina. 



Programação - Arte do Encontro - Mostra Cênica CRIA e C'art


26/08 (sexta-feira)


15h30 Cortejo Artístico

17h Abertura

18h Espetáculo Arte do Encontro

20h "Tranquilli!!!"


27/08 (sábado)

18h Espetáculo: Quem somos nós?, Grupo CRIA: Pessoa Comum

20h "Tranquilli!!!"


28/08 (domingo)

18h Espetáculo do CRIA, Grupo: Mais de Mil

20h "Tranquilli!!!"


29/08 (segunda-feira)

13h30 Oficina Teatro em matrizes brasileiras - Maria Eugênia Milet
       Oficina Clown Identidade corpo cômico - André Casaca
18h Espetáculo: Arte do Encontro (CRIAPalhaço / Brasil e Grupo Clown do C´art / Itália)

19h Espetáculo: "Olhos da cidade", Grupo: CRIAPoesia


30/08 (terça-feira)

13h30 Oficina Teatro em matrizes brasileiras - Maria Eugênia Milet
       Oficina Clown Identidade corpo cômico - André Casaca

18h  Espetáculo: Arte do Encontro (CRIAPalhaço / Brasil e Grupo Clownn do C´art / Itália)

19h Espetáculo: "Quem me ensinou a nadar?", Grupo CRIA: Iyá de Erê


31/08 (quarta-feira)

13h30 Oficina Teatro em matrizes brasileiras - Maria Eugênia Milet
       Oficina Clown Identidade corpo cômico - André Casaca

18h  Espetáculo: Arte do Encontro (CRIAPalhaço / Brasil e Grupo Clownn do C´art / Itália)

19h Encerramento com resultado das oficinas o "Encontro das Artes"



Serviço:


Arte do Encontro - Mostra Cênica CRIA e C'art

Onde: Teatro Vila Velha - Av. Sete de Setembro, s/n - Passeio Público - Campo Grande

Quando: Abertura, dia 26 de agosto, às 15:30h. Oficinas e espetáculos de 26 a 31 de agosto.

Quanto:  Espetáculos  R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia) Oficinas R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)

Realização: CRIA

Patrocínio: União Européia