Cultura

HOMENAGENS A JORGE AMADO QUE COMEMORA CENTENÁRIO EM 2012

vide
| 06/08/2011 às 18:03

 

Na próxima quarta-feira, dia 10 de agosto, Jorge Amado completaria 99 anos. A data será lembrada com uma série de homenagens ao escritor falecido em 2001, com ações na capital e em cidades do interior envolvendo o Governo do Estado, além de prefeituras e outras instituições. Logo pela manhã, às 10h30, a Fundação Casa de Jorge Amado abre as suas portas, no Pelourinho, para anunciar uma série de ações que vão integrar a celebração dos seus 25 anos e o início do Ano Jorge Amado, que em 2012 comemora o centenário do mais célebre escritor da Bahia.


No mesmo dia, à noite, o Teatro Castro Alves (TCA) vai servir de palco para outras homenagens. O projeto Conversas Plugadas, em edição especial, traz a Salvador Mia Couto, que além de ser considerado um dos mais importantes escritores do continente africano é também o autor moçambicano mais traduzido em todo o mundo. Às 20 horas, na Sala Principal do TCA, Mia Couto fará a palestra “Um Mar Vivo: Como Jorge é Amado em África”, propondo uma leitura africana da obra de Jorge Amado.


Para participar do projeto Conversas Plugadas com Mia Couto é preciso retirar os ingressos na bilheteria do teatro. As trocas começam a ser feitas a partir do dia 08 de agosto e os ingressos podem ser retirados até 30 minutos antes do evento. Lembrando que a entrada é gratuita e está sujeita a lotação do Teatro. 


Nesta mesma noite, a partir das 18h30, no Foyer do TCA, acontece a abertura da exposição 100 + 100, composta pelas ilustrações que o artista plástico Carybé fez para a obra de Jorge Amado. A exposição tem ainda como objetivo celebrar o encontro destes dois gênios. O artista plástico argentino radicado na Bahia, amigo e parceiro de Jorge, estaria comemorando 100 anos neste ano de 2011.  


As ilustrações expostas dizem respeito aos trabalhos realizados por Carybé para quatro obras do amigo Jorge: “Jubiabá”, “O Sumiço da Santa”, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” e “A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água”, livros nos quais Carybé não só criou a arte para as capas, como também fez uma série de ilustrações internas. A curadoria é Solange Carybé, filha do artista e responsável pela curadoria da exposição.


Homenagens no Interior


As homenagens a Jorge Amado não se restringem à capital baiana. Além de ter nascido em Itabuna, o escritor fez da região cacaueira o cenário principal de algumas das suas histórias, como no livro “Gabriela, Cravo e Canela”. Em Ilhéus, as homenagens acontecem a partir do mesmo dia, 10 de agosto, com uma alvorada de fogos às 7h, seguida de um ato ecumênico na Catedral de São Sebastião, na Praça Dom Eduardo.

Mas a programação se estende ao longo de todo o mês e inclui exposição, sarau literário, oficinas, além do espetáculo teatral “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.

Outras cidades também preparam uma programação para homenagear o escritor baiano. Em Vitória da Conquista, destaque para o XX Encontro de Leitura do Proler/UESB de Vitória da Conquista: Centenário de Jorge Amado entre Saberes e Sabores, que começa dia 30 de agosto. Em novembro, Jequié promove a conferência O Candomblé na produção literária de Jorge Amado,com Domingos Ailton Escritor, membro fundador da Academia de Letras de Jequié e mestre em Memória Social e Documento.


Sobre Jorge Amado


A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinemateatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. É o autor mais adaptado da televisão brasileira, com verdadeiros sucessos como Tieta do AgresteGabriela, Cravo e CanelaTeresa Batista Cansada de GuerraDona Flor e Seus Dois Maridos; e Tenda dos Milagres. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos. Em 1994  ganhou o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa.