Cultura

OSBA APRESENTA OBRAS DE MOZART NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO, QUINTA

vide
| 02/08/2011 às 12:02
Maestro Éder Paullozi rege o concerto às 20h, abertura
Foto:
 

A abertura da programação de agosto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) acontece nesta quinta, 04, às 20 horas, na Igreja de São Francisco, no Terreiro de Jesus. Sob regência de Éder Paulozzi, a OSBA interpretará três obras de Mozart, entre elas, a Abertura de As Bodas de Fígaro.

O solista convidado é o flautista da OSBA e spalla da Orkestra Rumpilezz, André Becker. Este será o segundo concerto da Série Manuel Inácio da Costa, que sempre realiza apresentações em igrejas. A  entrada é gratuita.


SÉRIE
 

Considerado o maior escultor barroco da Bahia, Manuel Inácio da Costa viveu entre os séculos XVIII e XIX. Nesta série serão executadas as principais obras de Bach, Mozart e Haydn, além da música do Padre José Maurício, Sigismund Neukomm e de outros ícones do barroco brasileiro, "que estabelecerão um contraponto com a música de Astor Piazzolla, Arvo Pärt, Ernani Aguiar, Guerra-Peixe e outros artistas modernos", segundo Carlos Prazeres, diretor artístico da OSBA.       


OSBA 

Prestes a completar 29 anos, a OSBA tem como gestor artístico o maestro Carlos Prazeres. Um marco importante da história da Orquestra baiana que, após 20 anos, volta a ter um maestro na sua direção artística. A OSBA é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação Cultural e TCA.


MAESTRO


Éder Paulozzi
- Iniciou seus estudos musicais no violino aos 9 anos, no Rio de Janeiro, na escola de música da UFRJ, sendo aos 15, solista com a Orquestra Sinfonica Brasileira. Graduou-se no instrumento no Trinity College of Music, de Londres, na classe de Mayumi Fujikawa. Estudou regência, composição e piano no Conservatorio Giuseppe Verdi, de Milão, com Vittorio Parisi. Faz parte da nova geração de discípulos do maestro Isaac Karabtchevsky, com quem tem aulas desde 2007. Como regente, atuou em Londres, na Itália e Alemanha, onde esteve à frente das orquestras: Youth Orchestra of the Americas, Orchestra Giovanile Luigi Cherubini, Junge Philharmonie Salzburg, Orchestra Cantelli, Orchestra I Pomeriggi Musicali, Jenaer Philharmonie, entre outras. Recentemente, de volta ao Brasil, regeu a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Camerata Sesi do Espírito Santo. Atualmente é regente assistente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, uma das principais orquestras de projetos sociais no Brasil, e trabalha com o maestro Isaac Karabtchevsky no projeto Corais da Paz nas UPPs das favelas do Rio de Janeiro.


SOLISTA

André Becker, flautista e saxofonista, atua há 20 anos na Orquestra Sinfônica do Estado da Bahia - OSBA e como Spalla da Orkestra Rumpilezz desde a sua fundação, em 2006. Atuou como solista na OSBA, Orquestra Sinfônica da UFBa, Orquestra Sinfônica de Sergipe e em diversos Grupos de Câmara, sob a regência dos maestros Boyko Stoianov, Guilherme Mannis, Piero Bastianelli, Paulo Novais e Eduardo Torres. 1º lugar no Concurso Jovens Instrumentistas da Bahia, além das premiações de melhor intérprete de J.S.Bach e melhor intérprete de Música do Sécúlo XX. Concluiu Mestrado na California Institute of Arts - CalArts, em 1993. Na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia - UFBa  ensinou em cursos livres, de férias, e como Professor Substituto de Saxofone em 1995 e em 2006.


PROGRAMA DO CONCERTO


W. A. MOZART

As Bodas de Fígaro, K.492: Abertura


CONCERTO nº 2 para flauta em Ré maior, K.314

I. Allegro aperto

II. Adágio non troppo

III. Rondó.Allegretto


Solista: ANDRÉ BECKER


SINFONIA nº. 36 em Do Maior, K.425 "Linz"

I. Adágio

II. Andante

III.  Menuetto

IV.  Presto


Regente: ÉDER PAULOZZI


*********************************************************************************************

Serviço:

O quê:                            Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA)

                                 Regente: Éder Paulozzi

                                 Solista: André Becker (flauta)

Onde:                            Igreja de São Francisco (Terreiro de Jesus, Centro Histórico)
Quando:                      04 de agosto, quinta-feira, 20 horas

Ingresso (inteira): Gratuito