Cultura

TURNÊ EUROPÉIA DA NEOJIBÁ SERÁ REGISTRADO EM DOCUMENTÁRIO DA KABUM

vide
| 29/07/2011 às 09:40
Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia em turnê pela Europa, em agosto
Foto: dDIV

A trajetória dos músicos baianos da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (Youth Orchestra of Bahia - YOBA), em sua terceira turnê internacional será registrada em um mini-documentário inédito. Filmado por dois jovens cineastas do projeto Oi! Kabum, o vídeo registrará os preparativos, os ensaios e os concertos que os músicos integrantes do programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) farão em importantes festivais de música sinfônica da Europa.


A iniciativa é uma parceria entre o NEOJIBA, a ONG Cipó e o projeto Oi! Kabum. As filmagens começaram no dia 21 de julho, mostrando os bastidores dos ensaios em Salvador. As gravações seguem até agosto, registrando os concertos que serão apresentados no festival Young Euro Classic, no dia 5 em Berlim, e no Festival Musiques en Éte (Músicas no Verão), em Genebra no dia 7.


À frente das filmagens estão os jovens Sara Oliveira, de 23 anos, e Lenon Reis, de 21 anos, que participaram de cursos realizados pela ONG Cipó. "Esta será a primeira vez que vamos fazer uma viagem internacional, e estamos muito ansiosos, ainda mais com esta responsabilidade. Acho que é um programa muito rico, e queremos fazer um documentário que demonstre isso através dos alunos", afirma Sara Oliveira.


O documentário será lançado em Salvador no dia 31 de agosto, durante o próximo concerto do NEOJIBA no Teatro Castro Alves. Para o maestro e fundador do programa, Ricardo Castro, a proposta "é aproveitar o ‘olhar' destes jovens, que também participaram de projetos sociais, para realizar um mini-documentário que expresse a expectativa do grupo com a turnê e a importância da música e do NEOJIBA para os jovens músicos", avalia.


Destaque internacional


Um desafio do mini-documentário é captar a repercussão e o reconhecimento que o NEOJIBA tem alcançado na Europa. Em maio, após aclamada apresentação no Royal Festival Hall, em Londres, a Sinfônica Juvenil da Bahia foi classificada pelo jornal britânico The Sunday Times como "o orgulho do Brasil". Para o maestro Ricardo Castro, fundador do programa, a nova turnê reforça o prestígio dos músicos baianos.


"O Festival Young Euro Classic, em Berlim, atinge um público anual de 20 mil pessoas e é um espaço de grande repercussão internacional por mostrar grandes talentos e apresentar novas composições. Estamos com grande expectativa sobre a recepção do público europeu com o nosso novo repertório, que surpreende pela originalidade com que une a música clássica à percussão baiana", afirma o maestro.


O festival acontece há 11 anos em Berlim e a apresentação da YOBA marca a primeira participação brasileira no evento. Os músicos baianos são a atração principal da noite de abertura do festival, no dia 05 de agosto, e a apresentação está com os ingressos esgotados há dois meses. Para atender à grande procura pelo concerto, uma sessão extra foi aberta pelos organizadores.


Após as apresentações em Berlim, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia segue para Genebra, onde se apresenta no Victoria Hall, no dia 07 de agosto, às 20h como parte da programação do "Musiques en Été" (Músicas no Verão). Os concertos serão regidos pelo maestro Ricardo Castro, e contarão com a solista portuguesa Maria João Pires, uma premiada pianista que já se apresentou com as principais orquestras do mundo.


No repertório, a YOBA apresentará ao público um programa que mistura composições latinas e europeias consagradas, com obras de Franz Liszt, Chopin, Villa-Lobos e Silvestre Revueltas. O concerto também apresentará peças inéditas na Europa, como a obra Sonhos Percutidos, do baiano Wellington Gomes, que adiciona toques da percussão baiana à música de orquestra. A turnê da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia conta com patrocínio da Braskem e da Bahiagás.




NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia)


Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical e a reparação de instrumentos musicais. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o Neojibá é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento e na integração social. O NEOJIBA é o primeiro programa governamental brasileiro inspirado pelo El Sistema, na Venezuela, criado há 36 anos e responsável pela criação da estrelas da música clássica como Gustavo Dudamel e a Orquestra Simon Bolívar, que estiveram em junho no Brasil.

Informações: http://www.neojiba.org/

Frente & Verso Comunicação Integrada

Telefone - (71) 3491-6507

Jornalistas Responsáveis:

Antonio Pita - (71) 8102-7862
E-mail:
antonio@frenteeverso.com

Lívia Santana - (71) 8102-7862
E-mail:
livia@frenteeverso.com




Rua das Dálias, nº 182, Térreo, Sala 03, Pituba.
Tel.: (71) 3491-6507 | FAX: (71) 3354-3812
CEP: 41.810-040 | www.frenteeverso.com

 









 



E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, clique aqui.
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.