Cultura

TRUPE DA BIBLIOTECA ITINERANTE DE ITABUNA INCENTIVA LEITURA COM ÊXITO

VIDE
| 24/07/2011 às 10:03
Já são 75 montagens ajudando a compreensão da leitura entre jovens
Foto: Vinicius Borges
(Por Erivaldo Bomfim) 


A boa fama da Grigri - A Trupe da Biblioteca Itinerante na Rede Pública Municipal de Ensino já é de muito tempo unanimidade. Quem se dispor a debruçasse sobre os registros fotográficos e o que foi publicado na imprensa do Sul da Bahia, a respeito da atuação dos professores-atores que há quase 18 anos inovaram na forma de trabalhar o incentivo à leitura, vai perceber nos olhos atentos das crianças, nos depoimentos dos educadores e de pessoas ligadas ao teatro que as mais de 75 montagens produzidas pela Trupe deixaram marcas de sucesso.   

  O prefeito de Itabuna Capitão Azevedo encantar-se com a performance da Biblioteca Itinerante, após assistir na primeira fila do teatro do Centro de Cultura Adonias Filho a estréia da peça "Lampião, com Esse Pecado Não!". "É um trabalho excelente que leva a arte às escolas, engrandecendo a cultura do nosso município. Isso para nós é motivo de orgulho saber que Itabuna conta com educadores tão talentosos que pensam a Educação num contexto inovador", opinou.

Azevedo ressaltou ainda a capacidade dos professores-atores de trazer para a linguagem do teatro temas tão recorrentes à escola e a sociedade. "Hoje, ao abordar e propor uma reflexão sobre o preconceito racial e o respeito ao próximo, utilizando como pano de fundo a história de Lampião, a Trupe da Biblioteca Itinerante nos mostrou o quanto precisamos valorizar o respeito às diferenças" argumentou o prefeito.


O secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, falou da importância da Biblioteca Itinerante e o quanto é difícil escolher qual é a melhor peça apresentada pela Trupe. "A cada dia eles se superam e podemos dizer que está última é fenomenal. Os professores-atores não poderiam oferecer melhor presente nas comemorações dos 101 anos de Itabuna, fazendo valer todo o espírito pedagógico de compromisso capaz de incentivar as crianças à leitura".


Presentes no Centro de Cultura, o estudante Ediclei Torres, do Colégio Josué Brandão, e a dona de casa Mércia Rodrigues Lima, também elogiaram a nova peça da Itinerante, principalmente por propor aos espectadores uma nova maneira de enxergar o mundo.  A coordenadora da Biblioteca Itinerante, Márcia de Meneses, adiantou que a partir do próximo mês a peça teatral será levada às escolas municipais.


"Fico feliz em ver que público prestigiou a peça. Pois, entendemos que a Educação estética é algo que tem que ser alimentado na alma das pessoas e este projeto, que é da Secretaria da Educação, além de incentivar a leitura incorporando a linguagem teatral, estimula os estudantes a participarem dos espetáculos", finalizou.