Cultura

NOVA PRODUÇÃO DE POETAS BAIANOS TEM LANÇAMENTO NO PRÓXIMO SÁBADO

VIDE
| 21/07/2011 às 10:43
Lançamento na Livraria LDM, sábado, 23, das 10h às 14h
Foto: DIV
Fazer um recorte e apresentar ao Brasil a produção da novíssima geração de poetas baianos. Essa é a proposta do livro "Sangue Novo: 21 Poetas Baianos do Século XXI", da Escrituras Editora. Organizado pelo poeta José Inácio Vieira de Melo, o lançamento, em Salvador, está marcado para o próximo sábado (23/07), na LDM Livraria Multicampi, na Rua Direita da Piedade, das 10 às 14 horas. Durante o evento, acontecerá um recital com poemas do livro.

Para José Inácio, a obra traz poetas cheios de potencialidades, interessados em se organizar, em promover debates e em mostrar suas produções. "Sangue Novo muito tem do sangue poético que ora circula pela Bahia e pelos Brasis, assim como do velho e bom sangue da poesia dos mestres do século XX, que deixaram uma obra que quanto mais o tempo passa, mais se pereniza", afirma.


A maioria dos selecionados para compor a coletânea não tem livro publicado e utilizam a internet para divulgar seus versos. "Como toda pessoa que faz literatura no século 21 e integra a minha geração, não abro mão da internet. Sem ela, dificilmente minha poesia atravessaria a fronteira e chegaria a lugares como França, Itália, Portugal e até mesmo a Croácia", afirma um dos participantes, o poeta Bernardo Almeida. Com dois livros publicados e participações em antologias no Brasil e na Europa, ele expõe sua criação artística no site http://www.bernardoalmeida.jor.br/.


Nesta coletânea, que tem apresentação do escritor e ensaísta Mayrant Gallo, foram escolhidos 21 poetas nascidos a partir de 1980, baianos ou radicados na Bahia. Dez residem em Salvador: Alexandre Coutinho, André Guerra, Bernardo Almeida, Fabrício de Queiroz Venâncio, Gabriela Lopes, Gibran Sousa, Priscila Fernandes, Saulo Moreira, Vânia Melo e Vanny Andrade. Caio Rudá Oliveira, Georgio Rios e Ricardo Thadeu são de Riachão do Jacuípe. Clarissa Macedo e Lidiane Nunes residem em Feira de Santana. Edson Oliveira e Érica Azevedo moram em Santo Estevão. Gildeone dos Santos Oliveira é de Retirolândia. Janara Soares é de Barreiras. Vitor Nascimento Sá é de Maracás. Daniel Farias reside na cidade de São Paulo.


 

Livro: Sangue Novo: 21 Poetas Baianos do Século XXI

Organizador: José Inácio Vieira de Melo 

Apresentador: Mayrant Gallo

Ilustrador: Fernando Aguiar

Autores: Alexandre Coutinho, André Guerra, Bernardo Almeida, Caio Rudá Oliveira, Clarissa Macedo, Daniel Farias, Edson Oliveira, Érica Azevedo, Fabrício de Queiroz Venâncio, Gabriela Lopes, Georgio Rios, Gibran Sousa, Gildeone dos Santos Oliveira, Janara Soares, Lidiane Nunes, Priscila Fernandes, Ricardo Thadeu, Saulo Moreira, Vânia Melo, Vanny Andrade e Vitor Nascimento Sá.

Editora: Escrituras Editora

Páginas: 248
Preço: R$ 30,00