Cultura

LEITURA DRAMÁTICA DO "DIÁRIO DO FAROL", LIVRARIA CULTURA, PRÓXIMO 18

vide
| 12/07/2011 às 10:05
Entrada gratuita, Teatro Eva Herz, Livraria Cultura do Salvador Shopping, segunda, 18, 11h
Foto: Ricardo Konká
A EBS Produções Culturais, em parceria com a Quatro Produções Artísticas, apresenta a leitura dramática do Diário do Farol: onde as palavras se revelam inadequadas, peça baseada na obra Diário do Farol de João Ubaldo Ribeiro, no Teatro Eva Herz, localizado na Livraria Cultura do Salvador Shopping, dia 18/07 (segunda-feira), às 11 horas, com entrada gratuita.
 
A montagem dirigida por Fernanda Paquelet traz no elenco Amarílio Sales, Daniel Becker, Nayara Homem e Tatiane Carcanholo para contar a vida de um homem de meia idade, transgressor dos códigos morais e éticos, que coloca a platéia frente a frente com atos inescrupulosos. Contemplada pelo edital Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010, o espetáculo estréia, em setembro, somente para maiores de 18 anos, no Espaço Cultural Barroquinha.


Sinopse - Diário do Farol:
onde as palavras se revelam inadequadas.


Um homem de 60 anos (Amarílio Sales) autoexilado numa ilhota deserta, onde constrói um farol, relata uma vida abominável para confirmar a sua existência. Filho de um fazendeiro (Daniel Becker), ele conta uma infância de surras e humilhações. A partir da morte da mãe (Nayara Homem), o pai a mata para se casar com a cunhada, ele passa a ouvir a voz materna sussurrando-lhe vingança. Enviado ao seminário, o personagem, que não revela seu nome, passa a criar intrigar e prestar favores sexuais para sobreviver ao ambiente permeado de corrupção e, assim, alcançar seus objetivos.

Quando conclui os estudos religiosos, é enviado à paróquia de Praia Grande e começa a se relacionar com as noivas da cidade, entre elas a jovem esquerdista Maria Helena (Tatiane Carcanholo), que rejeita seus apelos amorosos. Desprezado e com desejo de ir à forra, ele se infiltra, durante a Ditadura Militar, num grupo subversivo para encontrá-la. Ao entrar nesse universo como delator, descobre o prazer nas torturas.  Considerando-se acima do bem e do mal, ele espalha um rastro de destruição e não poupa ninguém para fazer valer a sua vontade. Como aconselha João Ubaldo Ribeiro na epígrafe do romance: "Não se deve confiar em ninguém".

 

Serviço:

O quê: Diário do Farol - Leitura Dramática

Quando: 18/07, (segunda-feira)

Horário: 11horas.

Onde: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura do Salvador Shopping

Entrada gratuita

Classificação: 18 anos

Informações: (71) 3505-9050

Realização: EBS Produções Culturais em parceria com a Quatro Produções Artísticas