Cultura

ACB LANÇA LIVRO SOBRE A ENTIDADE E A EVOLUÇÃO ECONÔMICA DA BAHIA

vide
| 29/06/2011 às 17:56
A entidade de classes mais antiga das Américas, Europa Ibérica e do Brasil, a Associação Comercial da Bahia, lança no próximo dia 07 de julho, às 18h, no palácio sede da entidade na Praça Conde dos Arcos, s/n, Comércio, o livro Associação Comercial e a Evolução Econômica da Bahia. A publicação, de 154 páginas, contou com incentivo do Governo da Bahia, via FAZCULTURA, e patrocínio da Companhia de Gás da Bahia - BAHIAGÁS - e da empresa de telefonia Oi.

           
Segundo a autora, a jornalista Alessandra Nascimento, o livro é o resultado de um intenso trabalho de pesquisas iniciado em 2008. "No livro é possível acompanhar a participação da Associação Comercial da Bahia nos desdobramentos da economia brasileira nos últimos 200 anos, sobretudo no final do século passado. Ela foi uma das principais entidades a lutar pela vinda do Polo Industrial de Camaçari, feito que altera a matriz produtiva baiana e, principal apoiadora para a atração do complexo automobilístico da Ford", explica.

           
O presidente da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Morais de Castro, recorda a participação da ACB no progresso baiano. "Durante 200 anos a entidade sempre esteve como apoiadora e líder em iniciativas voltadas ao desenvolvimento da Bahia. Apoiou a comunidade local quando enviaram seus filhos para a Guerra do Paraguai, e, mais tarde, se transformou num núcleo para socorrer as vitimas do cólera morbus, quando a capital foi assolada pela doença", cita.


Morais de Castro destaca a contrapartida social da entidade. "Nas instalações da Associação Comercial da Bahia teve inicio ao núcleo de formação do Corpo de Bombeiros. No tocante a segurança pública, a Guarda Noturna fez história. A presente publicação coroa a fase de pesquisas desenvolvida pela jornalista Alessandra Nascimento, onde temos a certeza de que, no futuro, será um importante documento de consulta para pesquisas", esclarece.