Cultura

ORQUESTRA SINFÔNIA SIMÓN BOLIVAR SE APRESENTA NO TEATRO CASTRO ALVES

vide
| 16/06/2011 às 09:24
Apresentação da Sinfônica Simón Bolivar foi na noite de ontem
Foto: Manu Dias
 O governador Jaques Wagner recebeu na noite desta quarta-feira (15), no Palácio de Ondina, a visita do novo embaixador da Venezuela no Brasil, Maximiliem Sánchez Arveláiz. O encontro consolida a aproximação entre o estado da Bahia e o país sul-americano, que possuem diversos acordos de cooperação em áreas como desenvolvimento, esporte, cultura, educação e saúde.
 

Depois do encontro, o governador e a primeira-dama Fátima Mendonça, acompanhados do embaixador e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, seguiram para o Teatro Castro Alves, onde assistiram à apresentação da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, da Venezuela.


A orquestra é resultado de uma política educacional venezuelana que tem a música como ferramenta e inspirou a criação, em 2007, dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá). Reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus músicos, a Simón Bolívar é regida pelo jovem maestro Gustavo Dudamel.

A apresentação foi a segunda atração da Série TCA 2011. No repertório, executado em uma hora, as obras ‘Daphnis et Chloé', de Maurice Ravel, ‘Santa Cruz de Pacairigua', de Evencio Castellanos, ‘Sinfonia Índia', de Carlos Chávez, e ‘Pássaro de Fogo', de Igor Stravinsky.