Cultura

TEATRO VILA VELHA REZA CÂNTICOS PARA SANTO ANTÔNIO NESTE FINAL SEMANA

vide
| 11/06/2011 às 18:28
Altar para o Santo Antonio Casamenteiro: um bolo de noiva, com vários Santos pra as moças.
Foto: Lígia Aguiar

Desde o ano de 1998 o Teatro Vila Velha realiza o tríduo - 11, 12 e 13 de junho - em louvor a Santo Antonio. Sob a coordenação de Marísia Motta, com a colaboração da artista plástica Lígia Aguiar e Acy Meirelles, o Vila mantém a tradição de homenagear o Santo com rezas, cânticos e muita alegria.  


Com essa devoção, o Teatro Vila Velha já contabiliza histórias de fé e devoção, com as graças alcançadas por alguns devotos que fizeram seus pedidos durante as rezas. A cada ano aumenta a quantidade de pessoas que são atraídas pelo Santo Antonio do  Vila, como é conhecido, pela certeza de que seus pedidos serão aceitos pelo Santo.


Este ano, serão comemorados 13 anos de festejos e teremos dois altares, um de Lígia Aguiar e outro de Dinorah Oliveira. A reza acontecerá nos dias 11 e 12 às 18h e dia 13 às 19h30. No último dia, após a reza, teremos um forró animado pela banda Forró da Gota e com entrada gratuita.


 Histórico


Oficialmente a primeira reza começou no ano da reinauguração, com o altar feito por alguns  artistas que estavam em cartaz com a peça "Dom Quixote".  Antes disso, Marísia Motta, Márcio Meirelles, Tereza Araújo, Cristina Castro e Chica Carelli, rezavam com fé a fim de atingir o mesmo objetivo: conseguir patrocínios que pudessem viabilizar a manutenção do Teatro. A graça foi alcançada, e desde então, o Teatro Vila Velha conserva essa tradição.


Nos primeiros anos foram convidados vários artistas para criarem altares para a reza de Santo Antônio: Lígia Aguiar, Bel Borba, Flávio Lopes, Maurício Pedrosa, Roney George, Marísia Motta, Dinorah Oliveira e senhoras das comunidades Plataforma e Fazenda Grande I. Com o decorrer do tempo essa tarefa ficou sob a responsabilidade de Lígia Aguiar.