Cultura

ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS APRESENTAM TEATRO COM PEÇA PÁTRIA LATINA

vide
| 11/06/2011 às 09:16
Pátria Latina nas apresentações em Itabuna
Foto: Vinicius Borges
  (Por Erivaldo Bomfim)
 

Fantasias, príncipes e princesas, reis e rainhas, bruxas, fadas, uma boneca falante, lobo e raposa, magia e encantamento, cenário multicolorido, olhos brilhantes e atentos ao palco, silêncio e expectativa. Este clima que predominou na tarde da última quinta-feira, dia 9, no auditório do Colégio Ciso em nada lembrava o mundo real de violência, intolerância, das drogas e de falta de respeito ao outro que estamos vivendo na atualidade.

       
Do palco do auditório do Ciso, as crianças do Ciclo da Infância de cinco escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna pareciam querer nos transportar para outra realidade, fazendo como que saltar das páginas dos livros infantis personagens que ainda hoje povoam o imaginário de milhões de crianças e adultos em toda parte do mundo. Foi assim que a Secretaria da Educação iniciou as atividades do 10º Concurso do Programa Pátria Amada, com apresentações teatrais "Era Uma Vez", com montagens baseadas em clássicos da literatura infantil.

       
Quando os pequenos atores da Escola Raimundo Jerônimo Machado Júnior subiram ao palco foi possível perceber que a tarde prometia, pois eles deram um show apresentando o Diálogo entre o Príncipe e a Raposa, extraído do livro O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry. Para a platéia ficou a mensagem do quanto é importante cultivar e cativar verdadeiros amigos. A Escola Infanto-Juvenil também arrancou aplausos contando a história da boneca de pano mais famosa da literatura infantil brasileira, a Emília, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, escrito por Monteiro Lobato.

       
Em seguida, foi à vez dos atores mirins da Escola Zacarias Dantas, a única do setor rural participando das apresentações, subirem ao palco para recontar o clássico Chapeuzinho Vermelho. A história da Bela Adormecida foi recontada pelos alunos da Escola Municipal Norma Vídero, que também fizeram bonito no palco. O último grupo de pequenos atores a subirem ao palco foi o da Escola José Odoque Teixeira para contar a história da Formiguinha e a Neve.


Com exceção do concurso de soletração e de quadrilha junina, os vencedores das demais categorias serão conhecidos e premiados na terça-feira, dia 14, durante solenidade no auditório da FTC Itabuna. As apresentações e premiação das quadrilhas acontecem na quinta-feira, dia 16, na Praça Otávio Mangabeira.  Já o concurso de soletração está marcado para o mês de agosto e será feito com base no livro "Por que tanta pressa de crescer?", do escritor inglês Brian Keaney, que já foi entregue aos alunos inscritos.