Cultura

LIVRO NA PALMA DA MINHA MÃO É LANÇADO NO DIA 9 DE JUNHO

Vide
| 03/06/2011 às 16:19

No próximo dia 09 de junho, quinta-feira, às 18h, acontece, na Biblioteca Pública do Estado, o lançamento do livro Na Palma da Minha Mão: temas afro-brasileiros e questões contemporâneas, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA). Este livro integra o projeto Brasil Com Artes, idealizado pelo artista plástico Rodrigo Siqueira, que ilustra esta obra, e o antropólogo Vilson Caetano, autor do livro. O evento de lançamento abre uma exposição homônima que segue em cartaz até o final do mês de junho, na própria Biblioteca, e apresenta telas com as ilustrações presentes no livro.

    Através de artigos, a publicação Na Palma da Minha Mão aborda assuntos contemporâneos envolvendo questões éticas, filosóficas e sociais a partir das religiões de matriz africana. De caráter didático, linguagem clara e com ilustrações, esta publicação é fruto de pesquisas realizadas em comunidades de terreiros, sendo uma importante contribuição para o conhecimento e estudo acerca das religiões afro-brasileiras presentes, sobretudo, na comunidade baiana.

    Vilson Caetano explica, inicialmente, o porquê do título Na Palma da Minha Mão: segundo ele, é pela palma da mão que tudo nas religiões de matriz africana passa. Dentre os assuntos abordados na sequência, estão questões como a modernidade e as mudanças pelas quais passaram o candomblé, o sincretismo religioso e a contribuição africana para a ciência, a tecnologia e a medicina. O livro traz, ainda, a concepção de ancestralidade e seu papel na manutenção das tradições.

    Vilson Caetano de Sousa Junior é Antropólogo, Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e Pós-Doutor em Antropologia pela UNESP. Atualmente, é professor da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia. Possui diversos outros livros publicados, a exemplo de O Banquete Sagrado e Nagô: a nação de ancestrais itinerantes. É um grande estudioso e pesquisador de temas relacionados ao candomblé e à matriz africana, sendo participante de núcleos temáticos como o Centro de Estudos das Populações Afro e Indígenas Americanas (CEPAIA).


Informações adicionais sobre o livro
ISBN: 978-85-232-0796-0
Ano: 2011
Número de páginas: 166
Formato: 19,2 x 23,4 cm