Cultura

PELOURINHO CULTURAL EM CLIMA DE DIVERSIDADE PARA O SÃO JOÃO

Veja
| 31/05/2011 às 15:11
Mês de junho no Pelô abrigará ainda diversos ritmos
Foto: Divulgação
Às portas do São João - tradicional festa que exalta as raízes nordestinas - o mês de junho na programação do Pelourinho Cultural segue com a Temporada de Forró no Pelô, que terá o seu ponto altos nos festejos do São João da Bahia no Centro Histórico. Mas, para não perder a característica de diversidade da democrática programação que abrange os mais diversos ritmos e linguagens culturais, a agenda de junho conta ainda com eventos de rock, música eletrônica, reggae e MPB. O Pelourinho Cultural é um programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia que realiza a dinamização cultural de espaços públicos do Centro Histórico de Salvador.
 
Durante o mês das comemorações juninas em celebração aos santos Antônio, João e Pedro, o programa contará com apresentações gratuitas de trios de forró às terças feiras no Terreiro de Jesus (20h) e às quintas-feiras no Largo Pedro Archanjo (21h), exceto entre os dias 17 e 25, quando haverá programação especial do São João da Bahia, realizado pela Secretaria de Turismo, em parceria com o Programa Pelourinho Cultural. Além disso, uma quermesse será montada na Praça das Artes a partir do dia 11 de junho para celebrar o Tríduo a Santo Antônio e seguirá até o São João. Durante o período acontecem apresentações diárias de Trios de Forró e barraquinhas vendendo comidas e itens típicos da época.
 
Procurando ainda mais dinamizar a cultura nos espaços públicos administrados pelo Governo do Estado, o programa da SECULT irá promover ainda apresentações do projeto "Os Manos do Bem: Arte e Cidadania contra a AIDS no Pelourinho", aprovado pelo edital Tô no Pelô - Apoio à Dinamização Artístico-Cultural do Pelourinho que fomenta, através de seleção pública, a atuação de artistas e produtores independentes locais em largos, ruas e praças do Centro Histórico de Salvador. Realizado pelo GAPA - Bahia, o projeto oferece oficinas a jovens do Centro Histórico e, em junho, serão realizados ensaios abertos da mostra final das oficinas no Largo Tereza Batista, nos dias 01 e 08, às 10h30 e 15h30.
 
O mês de junho no Pelourinho abrigará ainda diversos ritmos para agradar a todos os gostos. No dia 02, o samba irá tomar conta do Largo Quincas Berro D'Água com o grupo feminino Chita Fina, que receberá como convidadas as cantoras Alobêned, ex- cantora da banda Mel, Nadjane Souza, vocalista do Olodum, Carla Vise e Tais Nader. No sábado, 04, o evento Arena 1 levará o rock alternativo ao Largo Tereza Batista com Alex Góes, Ênio e a Maloca e Maglore, a partir das 20 horas. No dia 09, será a vez do Bailinho de Quinta subir ao palco do Largo Tereza Batista e entoar suas marchinhas de antigos carnavais, a partir das 21 horas.
 
Ainda no mês de junho, a baiana Thathi irá apresentar ao público do Pelourinho seu talento como cantora, compositora e multi-instrumentista no Largo Tereza Batista, a partir das 21 horas. Após ceder espaço para a intensa programação do São João da Bahia, os largos do Pelô ainda recebem, no dia 28, o Dia D do Reggae, evento que acontece mensalmente no Largo Pedro Archanjo e tem como objetivo dinamizar os espaços públicos e promover intercâmbios entre músicos do seguimento, através da realização de shows e palestras. No dia 30 de junho, uma grande homenagem aos 42 anos de criação dos Novos Baianos levará ainda Luiz Galvão, Baby do Brasil, Paulinho Boca e Didi Gomes ao Largo Tereza Batista, a partir das 21 horas.