Cultura

"TODAVIA" PAROU PARA PRESTAR HOMENAGEM AO SEU ILUSTRE ESCRITOR

vide
| 22/05/2011 às 14:19
Escritor Fernando Vita e sua esposa Gal durante homenagem em Santo Antonio de Jesus
Foto: INFOSAJ

   Os escritores santoantonienses, José Raimundo Galvão e Fernando Vita, foram homenageados nesta sexta-feira, 20, no Clube dos 100, com um evento organizado pela Prefeitura de Santo Antonio de Jesus em homenagem aos 131 anos da cidade. Na oportunidade, também fo homenageado o professor Gorgônio Araujo Neto.

  "Prestar esta homenagem significa o reconhecimento da atual gestão municipal pelas contribuições dadas à cultura baiana e nacional pelos proeminentes escritores,cujos trabalhos literários, bem como suas ações profissionais levam o nome da cidade além fronteiras", disse o diretor de ensino da Secretaria de Educação, Alex Costa.

  Durante o evento, o professor José Raimundo Galvão lançou sua mais rente obra, "Sagrada Família" composta de um livro e um CD. Já Fernando Vita, lançou seu recente livro "Cartas Anônimas".

  DEPOIMENTO DE VITA


  O melhor de Todavia estava lá no velho Clube do Cem para a celebração, libada a refrigerantes e sucos de frutas naturais da minha aldeia. Discursos, hino nacional e falas dos tres homenageados, autógrafos para uns cem todavienses ou mais (a Strutura de Papéis informa que o livro vem vendendo bem desde que os exemplares chegaram) e, o mais importante, as pessoas todas adorando o livro, elas próprias se catarseando numa viagem ao passado e às suas próprias origens, num exercício fantástico de chegar a quem-é-quem no enredo e descobrir-se parte dele.
 
  Dois dos personagens se fizeram presentes, ao vivo e a cores: Vardinho Rolete e Lourdinha Pereira, festejados como tal e felizes com as suas respectivas participações na trama. Minha primeira professora de português, passada dos noventa, d.Railda de seu Lúcio, estava lá firme e forte. Ganhou um Cartas. Ficou de avaliar, passados tantos anos, a quantas anda o meu português ruim... No fim de tudo, me apareceu um porreta, que me conhece de pequeno, com a seguinte peroração: "Eu não consigo acreditar que um filho de seu Edvaldo e da professora Tereza fosse capaz de escrever um livro com tanta putaria!".
  
OS HOMENAGEADOS
 
- Homenagem ao Prof. Gorgônio José de Araújo Neto
 
Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia - UFBA, 1963. Diretor do jornal Unidade e presidente do Centro Popular de Cultura - CPC, da União dos Estudantes da Bahia - UEB. Preso político por liderar movimento estudantil de esquerda, 1964. Eleito deputado estadual entre 1979-1983; deputado federal, 1983-1987; atualmente é professor universitário da área de Direito.

 Lançamento do livro e CD  do Prof. José Raimundo Galvão
 
Nasceu em Santa Antonio de Jesus, no dia 22 de abril de 1946. Filho do casal Antonio Olavo Galvão e Maria de Lurdes Andrade Galvão.
Sua infância na década de 50, foi marcada por muitas brincadeiras sadias, com amigos, primos e irmãos na Rua Amando Tavares.
Muito dedicado aos estudos, sempre foi um grande apreciador de poesias.
No final da década de 50 decidiu que queria ser padre e na década de 60 ingressou no Seminário de Amargosa e em seguida em Salvador. Estudou na Bélgica e na volta ordenou-se sacerdote na década de 70.
Zé Raimundo é escritor, autor de vários livros, poeta, compositor e pintor.



Lançamento do livro do escritor Fernando Vita
 
Fernando Vita nasceu em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, em 22 de dezembro de 1948. Mudou-se em 1965 para Salvador e, em 1973, formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou sua vida profissional no extinto Jornal da Bahia, onde foi repórter, editor e crítico musical. Foi repórter freelance do Jornal do Brasil e das revistas Veja e Istoé/Senhor. Nos anos oitenta escreveu crônicas semanais para o jornal A Tarde e para o semanário Pasquim. Em 2006, com o romance Tirem a doidinha da sala que vai começar a novela, Vita recebeu o Prêmio Braskem Cultura e Arte e teve o seu primeiro livro publicado pelo selo Casa de Palavras, da Fundação Casa de Jorge Amado. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. (Com informações do Infosaj)