Cultura

REPDORUÇÕES DE ARTISTAS FAMOSOS DA EUROPA NO MUSEU DA MISERICÓRDIA, 22

VIDE
| 13/05/2011 às 15:17
No Parque de Chateau Noir Cézanne
Foto:

O projeto Museu Itinerante Ultragaz - a arte perto de você chega a Salvador no dia 16 de maio com a exposição A Natureza das Pessoas. A mostra, que ficará em exibição no Museu da Misericórdia até o dia 22 de maio, apresenta 40 reproduções de importantes obras de arte, nacionais e internacionais, que têm como tema as múltiplas relações do ser humano com o meio ambiente e a natureza. A entrada é franca.


"Com a arte podemos mostrar essas visões e provocar uma reflexão sobre nossas próprias responsabilidades perante a preservação da vida", afirma Kátia Canton, artista plástica e curadora da exposição e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, de onde também é docente.


O acervo, cuja permanência na cidade faz parte da 9ª Semana Internacional de Museus, conta com uma coletânea de telas, fotos e documentação de montagens abrigadas por espaços culturais de todo o mundo. Entre os artistas representados, estão os brasileiros Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, e o holandês Vincent Van Gogh.


A concepção do projeto também prevê a participação de artistas locais. Em Salvador, participam Carmen Penido e Maria Adair. A primeira se apresenta com a tela Fragmentos, que absorve um conjunto de signos e símbolos oriundos de diversas fontes, como a azulejaria portuguesa e frações da obra de Gaudi.  Já Adair traz a pintura Fragmentos Centenário, inspirada na visão de cores da Avenida Centenário.


Além disso, o projeto sociocultural oferece um programa de arte educação para crianças e adolescentes de escolas públicas.


"O sentido didático desta exposição é muito importante. Os estudantes que a visitarem farão trabalhos específicos de observação", afirma Jane Palma, coordenadora do Museu da Misericórdia, que tem a mostra como parte integrante de suas atividades socioeducativas para 2011.


O Museu Itinerante é promovido pela Ultragaz, que, na Bahia, utiliza a marca Brasilgás. Trata-se de uma empresa pioneira na distribuição de gás LP (Liquefeito de Petróleo) e referência em ações de sustentabilidade.


O projeto já passou por seis cidades brasileiras e tem o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura. Na capital baiana, conta com o suporte da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e da Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). Ainda seguirá para Vitória (ES), Juiz de Fora (MG) e Canoas (RS).


Museu da Misericórdia

Espaço cultural dos mais visitados da Bahia, o Museu da Misericórdia foi inaugurado em 28 de janeiro de 2006. Situado no edifício-sede da Santa Casa da Misericórdia da Bahia, construção que data do século XVII, vem, desde então, agregando valor ao cenário cultural do Centro Histórico de Salvador. O Museu expõe, permanentemente, acervo composto por mais de 1800 peças que contam a história de trabalho e devoção da Santa Casa.