Cultura

OBRAS GORDINHAS DE ELIANA KÉRTÉSZ PASSAM POR RESTAURAÇÃO

VIDE
| 13/05/2011 às 20:17
 

Quem passava por Ondina, Certamente já tinha percebido o vandalismo contra as simpáticas gordinhas que enfeitam o canteiro central da Avenida Adhemar de Barros, em Ondina. Feita em bronze, com cerca de 3 metros de altura: Damiana (voltada para África), Mariana (para a Europa) e Catarina (interior do Brasil), passam por uma restauração total, feita através da Desal, (Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador).

A restauração foi dividida em três etapas, a primeira começou com á Índia, que foi pichada e furada por vândalos, as outras passam por um processo de pintura e acabamento. Quando passei por Ondina e vi a agressão e o vandalismo contra as gordinhas, fiquei muito triste e pedi reforma urgente, disse o prefeito João Henrique.

Para o presidente da Desal, Euvaldo Jorge, isso é realmente um absurdo além da falta de respeito contra as artes, as esculturas da Artista Plástica Eliana Kertész, tem que ser reconhecida e respeitada na Bahia como as grandes artes são respeitada fora daqui.

A artista condenou o vandalismo, e explicou a preferência por gordinhas: volumes, curvas, abundância, exagero e fartura, assim nascem as gordas: generosas, sensuais, extravagantes, alegres, como é o povo da Bahia. Eliana está acompanhando a restauração e orienta da melhor maneira como cuidar das lindas gordinhas, que deve ser entregue a população no final deste mês de Maio.