Cultura

CASA DO BENIN COMEMORA ANIVERSÁRIO COM DEBATES SOBRE AFRICANIDADE

Veja
| 06/05/2011 às 16:34
Em comemoração aos 23 anos de fundação da Casa do Benin, a Fundação Gregório de Mattos, através da Gerência de Arquivo Histórico Municipal Museus e Bibliotecas realiza no próximo dia 12 de maio, a mesa-redonda com o tema "Maternidade e Africanidade", a partir das 14 horas, no auditório da Casa.
Para falar e debater sobre o assunto, foram convidados o arte-educador do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, Edvaldo Melquiades, a yalorixá do Terreiro Abassá de Ogum, Aciara Ribeiro, e a educadora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Darci Xavier.
Inaugurada em maio de 1988, a Casa do Benin resultou do intercâmbio mantido entre a Bahia e o país africano Benin, através da cidade de Cotonou. Após uma reforma executada pela arquiteta Lina Bo Bardi - que manteve as linhas externas do casario secular, mas modernizou os espaços - a casa abriga uma rica coleção de objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde veio a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo Baiano.
A maior parte do acervo foi colecionada pelo antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger em suas andanças pelo continente africano. O espaço abriga também exposições temporárias, oficinas artísticas, cursos, seminários entre outras ações.