Cultura

DOCUMENTÁRIO DZI CROQUETES AJUDA ENTENDER O BRASIL, POR DIOGO BERNI

vide
| 03/05/2011 às 01:26
Documentário Dzi Criquetes é uma aula para entender momento da ditatura de 1964
Foto:
  Gostaria de conhecer um pouco mais da estória cultural e política do Brasil? Então veja Dzi Croquetes... Um bom documentário.

  Em meados de 60 pra 70 do século passado, em plena puta ditadura militar no Brasil surge um movimento, do qual ninguém consegue distingui-lo.

  Treze homens bailarinos se travestem e se porpurinam e começam a dançar em palcos de Copacabana. E todos perguntam: Que movimento é esse?”
 
  Este é o inicio da rebeldia brasileira na forma da arte. Treze homens, veados ou não, isso não importa pelo que fizeram, poliglotas, cultos e muito doidos.

   Nessa época, a loucura, a doideira era o refúgio para as mudanças que o país necessitava ou ao menos o que as pessoas precisavam enxergar a prisão que era o Brasil da época, principalmente no sentido de liberdade de expressão.

   Tudo nasceu deles, dos Diz Croquetes. Desde as Frenéticas, Ney Matogrosso, Atrizes, dançarinas, atores, etc., todos beberam dessa fonte inédita e vanguardista.

   Depois de assistir a esse premiado documentário feito por uma filha de um dos técnicos do grupo, tive a sensação de compreender as mudanças da música daqueles tempos até hoje.

   Não só na música, como no mundo artístico de uma forma geral. Ser transgressor é coisa para poucos, palmas então aos Diz Croquetes! 
                                                     **
   Olha, num sábado pascal nublado, não dando praia, fui ver Amor? Do João Jardim 2010, que é ou era um diretor que gostava, mais depois desse filme não sei bem mais. Pela crítica lida antes já sabia que não seria lá esse filme todo.

  Mas sabe que ele conseguiu me surpreendeu pra pior? Oh filminho ruim, saí antes de acabar até. É um tipo de docu-drama (essa moda desse gênero tá pegando) onde atores contam estórias de terceiros ditos reais ou inventados, isso não importa, o que vale é que o filminho é ruim mesmo.

  Aos avessos a palavrões as minhas sinceras desculpas, mas se fosse pra resumir o filme Amor? Resumiria assim: Amor? Se amor é o que contaram, então com certeza: O amor não tem sentido. Foi isso que o docu-drama me transpareceu.

   Tipo filminho mentiroso global de GNT sabe? Fiquem fora deste, até para as mulheres mais sentimentais esse filme não presta, só enganação.